BCE coloca em risco a sua independência?

Otmar Issing, um dos principais arquitectos da moeda única, defende posições que fazem parte da ortodoxia entre o início dos anos 90 e até finais da primeira década de 2000.

Otmar Issing, o primeiro economista chefe do BCE, considerado por muitos, nomeadamente por Paul de Grauwe, como o pai do euro, i.e., um dos principais arquitectos da moeda única, publicou a 3 de Novembro um artigo, no Project Syndicate, onde critica a Teoria Monetária Moderna (TMM) e a perspectiva de que os problemas actuais, nomeadamente o desemprego e a recessão económica causados pela pandemia covid-19, podem ser resolvidos pela impressão de mais moeda e pela monetização da dívida pública. Nesse artigo, Issing considera que o mito da TMM representa uma ameaça à independência dos bancos centrais e que a tese subjacente à TMM é banal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção