Covid-19: “Estou a transbordar de anticorpos”, diz Boris Johnson em isolamento

Primeiro-ministro britânico garante estar de boa saúde, depois de ter tido contacto com um deputado infectado. Em Abril passou pelos cuidados intensivos.

Foto
Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido EPA

Forçado a entrar em isolamento profiláctico no domingo, por ter estado em contacto com um deputado que acusou positivo num teste à covid-19, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, garantiu esta segunda-feira que está bem de saúde e sublinhou a importância de se “cumprirem as regras” das autoridades sanitárias para que se possa travar a propagação do SARS-CoV-2 pelo país.

“Temos de travar a disseminação da doença e uma das formas para o fazermos, neste momento, é isolarmo-nos durante 14 dias quando somos contactados pelo [sistema de] Teste e Rastreio [do serviço nacional de saúde]”, disse o chefe do Governo britânico, num vídeo partilhado no Twitter.

“Não importa que estejamos todos a cumprir o distanciamento social, não importa se me sinto em grande forma. Na verdade, pouco importa se já tive a doença ou se estou a transbordar de anticorpos”, acrescentou, sorridente, e, aparentemente, bem-disposto.

A postura diligente assumida por estes dias pelo primeiro-ministro do Reino Unido contrasta com aquela que defendeu nos primeiros meses do ano – numa altura em que a primeira vaga atingia o continente europeu –, tendo chegado a vangloriar-se por “dar apertos de mão a toda a gente” contra as recomendações do seu próprio conselho científico.

A infecção com o coronavírus e a passagem pelos cuidados intensivos, em Abril, mudaram a perspectiva de Johnson sobre os perigos da doença, cujo impacto no Reino Unido continua a ser devastador: mais de 1,3 milhões de casos registados (números absolutos) e perto de 52 mil mortos – é o país europeu com mais mortes por covid-19 e o quinto a nível mundial.

Boris Johnson entrou em isolamento depois de Lee Anderson, um dos seis deputados do Partido Conservador que participou numa reunião no número 10 de Downing Street, na quinta-feira, ter testado positivo à covid-19

Para além do primeiro-ministro e dos deputados em causa, dois assessores de Johnson também iniciaram no domingo o respectivo período de quarentena.

Um porta-voz do líder conservador assegurou esta segunda-feira que foram cumpridas todas as regras e recomendações de distanciamento social durante a reunião e garantiu que “Downing Street é um local de trabalho seguro de covid”.

Semana importante

O primeiro-ministro tory vai ser forçado a participar nos próximos eventos políticos e partidários por teleconferência, numa semana que se avizinha animada para os lados de Londres. 

Para além da perspectiva de desenvolvimentos no reatar das negociações pós-“Brexit”, tendo em vista uma nova parceria económica e política entre Reino Unido e UE, é esperada a divulgação dos aguardados projectos de investimento do Governo na região Centro e Norte de Inglaterra – cujo voto foi fundamental para a vitória do Partido Conservador nas últimas eleições.

Por outro lado, aguarda-se com expectativa o lançamento da nova etapa da governação de Johnson, depois de o controverso e influente assessor político do primeiro-ministro, Dominic Cummings, ter sido dispensado no final da semana passada, a par do director de comunicações, Lee Cain.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários