O Teatromosca conta a impossível história de Ned Kelly

Numa encenação conjunta de Pedro Alves e Paulo Castro, e com música de Legendary Tigerman, estreia-se esta terça-feira a história de um fora-da-lei que se revoltou contra o poder e se tornou uma figura mítica da História australiana.

Foto
Pedro Alves não resistiu à biografia de um tipo acossado (Ned Kelly) que se revoltou contra a perseguição continuada de que foi alvo, encarnando a terrível ameaça ao bem-estar social que sempre lhe tinham preconizado

Pedro Alves já não se recorda com absoluto rigor em que momento se cruzou com a história de Ned Kelly. Poderá ter acontecido através do filme de 2003 em que Heath Ledger emprestava o seu corpo ao mítico fora-da-lei australiano; poderá ter sido num artigo solto em que a sua figura era abordada; ou em A Verdadeira História do Bando de Ned Kelly, livro em que Peter Carey se atirava a contar a história deste homem que se tornou um protagonista da mitologia fundacional da Austrália. Da mesma maneira que Kelly se tornou uma obsessão nacional, também Pedro Alves não resistiu à biografia de um tipo acossado desde cedo e que se revoltou contra a perseguição continuada de que foi alvo, encarnando a terrível ameaça ao bem-estar social que sempre lhe tinham preconizado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar