Covid-19: incêndio em unidade de cuidados intensivos na Roménia provoca dez mortos

Chamas provocaram a morte a dez doentes que estavam internados com covid-19 na unidade de cuidados intensivos do hospital de Piatra Neamt. Sete outras pessoas ficaram feridas, incluindo o médico que estava de serviço.

coronavirus,saude,mundo,hospitais,uniao-europeia,romenia,
Fotogaleria
Hospital de Piatra Neamt, Roménia INQUAM PHOTOS/Reuters
coronavirus,saude,mundo,hospitais,uniao-europeia,romenia,
Fotogaleria
O ministro da Saúde romeno, Nelu Tataru, de visita ao hospital de Piatra Neamt INQUAM PHOTOS/Reuters
coronavirus,saude,mundo,hospitais,uniao-europeia,romenia,
Fotogaleria
Chamas provocaram dez mortos INQUAM PHOTOS/Reuters
coronavirus,saude,mundo,hospitais,uniao-europeia,romenia,
Fotogaleria
Médicos durante o transporte de doentes do hospital de Piatra Neamt INQUAM PHOTOS/Reuters
,Paciente
Fotogaleria
Hospital de Piatra Neamt, Roménia INQUAM PHOTOS/Reuters
Fotogaleria
Bombeiros na chegada ao local ZIARPIATRANEAMT/EPA
,Medicina intensiva
Fotogaleria
O incêndio no hospital de Piatra Neamt, Roménia INQUAM PHOTOS/Reuters
,Paciente
Fotogaleria
Investigação está em curso para apurar a causa do incêndio ZIARPIATRANEAMT/EPA

Dez pessoas morreram, no sábado, na sequência de um incêndio que deflagrou numa unidade de cuidados intensivos de um hospital na Roménia destinado ao tratamento de pacientes com covid-19, revelou a agência nacional responsável pela gestão de situações de emergência.

O fogo deflagrou na unidade de cuidados intensivos do hospital de Piatra Neamt. As chamas propagaram-se a uma sala adjacente e ainda não se sabe qual terá sido a causa do acidente, segundo as autoridades romenas.

Além das dez vítimas mortais, sete outras pessoas ficaram feridas e em estado crítico, incluindo o médico que estava de serviço.

O ministro da Saúde romeno, Nelu Tataru, revelou que seis pacientes que sobreviveram ao incêndio foram transferidos para outro hospital. Por sua vez, o médico de serviço, que ficou com queimaduras graves em 40% do corpo, foi transportado de avião este domingo para um hospital na Bélgica.

“Na legislação futura, [ficará estipulado que] todos os hospitais públicos serão coordenados pelo Ministério da Saúde”, afirmou Nelu Tataru, sem revelar mais detalhes. Actualmente, os hospitais locais são administrados pelos municípios, o que dificulta a supervisão do sistema de saúde.

Segundo o ministro da Saúde romeno, o hospital de Piatra Neamt irá continuar com uma unidade de cuidados intensivos a funcionar num outro piso.

O governo romeno garantiu este domingo que as autoridades de saúde pública e a agência nacional responsável pela gestão de situações de emergência irão verificar as condições de todas as unidades de cuidados intensivos do país a partir de segunda-feira, tendo acrescentado que está em curso uma investigação para averiguar o que esteve na origem do incêndio de sábado.

Este foi o incêndio que mais vítimas mortais provocou na Roménia desde 2015, quando deflagrou um fogo numa discoteca em Bucareste que fez 65 mortos.

A Roménia, que tem um dos sistemas de saúde menos desenvolvidos da União Europeia, registou 360.281 casos e 8926 mortes por covid-19 desde o início da pandemia. Segundo dados deste domingo, quase 13 mil pessoas com covid-19 encontram-se internadas nos hospitais romenos, incluindo 1169 em unidades de cuidados intensivos.

Sugerir correcção