O fim do mundo num concerto da pitonisa Cláudia Dias

Peça final de um ciclo iniciado em 2016, Sexta-Feira: O Fim do Mundo... ou Então Não, em estreia no D. Maria II, desenvolve-se ao longo de canções em que a artista assume o lugar de pitonisa e observa o futuro.

Foto
ALÍPIO PADILHA

Cláudia Dias está no cimo de uma estrutura, uma plataforma, que a eleva uns quantos passos acima do chão. Não está num ponto alto o suficiente para que olhe o resto da humanidade com sobranceria ou desligada dos seus destinos; mas guarda uma distância do solo que lhe permite – acompanhemo-la nesta intenção artística – ver o futuro. Cláudia Dias aparece-nos enquanto “pitonisa do século XXI”, descreve a própria em conversa com o Ípsilon. No início do processo de criação de Sexta-Feira: O Fim do Mundo... ou Então Não, numa troca de ideias com o dramaturgo Jorge Louraço Figueira, escolheu “trabalhar sobre a ideia de oráculo”, antecipando um futuro pejado de catástrofes e hecatombes. Toda uma panóplia de acontecimentos que nos são bastamente familiares, das alterações climáticas à digitalização do trabalho, do capitalismo artístico à ameaça nuclear e à ascensão dos novos movimentos fascistas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar