Mónica Bello: “São as pessoas comuns que fazem as histórias e os sítios”

A Vida Extraordinária do Português Que Conquistou a Patagónia é um registo em vários tons narrativos que nos revela uma personagem fascinante do século XIX. Do Canidelo às terras geladas do “fim do mundo”, José Nogueira tornou-se o senhor da Patagónia, sem saber ler nem escrever.

Foto
Mónica Bello é a autora do livro sobre José Nogueira Rui Gaudêncio

O livro A Vida Extraordinária do Português Que Conquistou a Patagónia, da jornalista Mónica Bello (n. 1957), é muito mais do que uma biografia singularmente aventurosa; é um “livro de viagens”, um “romance” de aventuras, um livro de História, uma longuíssima reportagem, tudo isto para conseguir contar da melhor maneira a vida de José Nogueira (de Don José, como era conhecido na Patagónia), nascido na margem esquerda do Douro, em dia e mês incertos do ano de 1845.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção