Saiba como reforçar o sistema imunitário este Inverno

É um dado comum que o sistema imunitário protege contra infecções por vírus ou bactérias e tem um efeito protector contra as doenças. O nosso organismo tem assim a capacidade de se defender contra células estranhas e microrganismos. Mas, uma alimentação equilibrada, associada ao consumo de determinados probióticos e vitaminas C ou D, podem ter um importante papel no reforço das defesas imunitárias.

Foto
D.R.

As infecções respiratórias agudas, incluindo as rinofaringites, amigdalites e a otite média aguda, são muito frequentes sobretudo em crianças, com uma prevalência que aumenta nos meses mais frios. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gripe afecta, por ano, 1000 milhões de pessoas em todo o mundo, e entre 3 e 5 milhões são casos considerados graves. Os dados relativos à época 2019/2020 serão lançados ainda no decorrer do mês de Outubro mas nunca o sistema imunitário e a prevenção foram tão referidos num ano em que a pandemia de Covid-19 nos trocou as voltas – a todos – e nos obrigou a repensar a importância de cuidarmos da nossa saúde e do nosso corpo.

O papel do intestino na imunidade

O intestino é uma das principais barreiras entre o meio exterior e o meio interior. A microbiota intestinal que se desenvolve desde a vida uterina irá ter um papel primordial no amadurecimento e manutenção do sistema imunitário. Assim, a existência de uma microbiota intestinal saudável desde o nascimento é um factor essencial para o desenvolvimento de uma resposta imune adequada.

Toma de probióticos

Sabia que 70% do sistema imunitário encontra-se no intestino? A microbiota intestinal é essencial para o bem-estar  geral. Determinados probióticos - porque nem todos os probióticos são iguais - ajudam a manter esta microbiota intestinal equilibrada. É o caso de SYMBIOSYS Defencia, suplemento alimentar com probióticos e vitaminas, composto por estirpes bacterianas cientificamente testadas e que se apresenta como o seu aliado para este Inverno. O SYMBIOSYS Defencia Adults contém as estirpes Lactobacillus Rhamnosus LR04, Lactobacillus plantarum LP02, Bifidobacterium lactis BS01 e vitamina C, e a sua versão para crianças – SYMBIOSYS Defencia Kids – contém Bifidobacterium lactis BS01, Lactobacillus rhamnosus GG e vitamina D. Ambos os produtos contêm também vitaminas que contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário.

Toma regular de vitaminas

Os estudos indicam que tomar regularmente alguns suplementos alimentares pode fortalecer a resposta imunológica geral do seu corpo. Por exemplo, de acordo com uma revisão em mais de 11.000 pessoas, tomar 1.000-2.000 mg de vitamina C por dia reduziu a duração de resfriados em adultos e crianças (1). Esta vitamina encontra-se em alguns suplementos alimentares, como o SYMBIOSYS Defencia Adults.

A deficiência de vitamina D pode aumentar as hipóteses de ficar doente. Por isso, a suplementação pode ajudar a diminuir esse efeito (2). Esta vitamina encontra-se em alguns suplementos alimentares, como o SYMBIOSYS Defencia Kids.

Comer bem, dormir melhor

A frase “somos o que comemos” faz todo o sentido, já reparou? É que ao escolhermos os alimentos mais saudáveis conseguimos equilibrar o nosso sistema imunitário. “Actualmente, em Portugal, os hábitos alimentares inadequados são o terceiro principal factor de risco que mais contribui para o total de anos de vida saudável perdidos, nomeadamente devido a doenças metabólicas, doenças do aparelho circulatório e neoplasias. Em Portugal, cerca de 300.000 anos de vida saudável poderiam ser poupados se os portugueses melhorassem os seus hábitos alimentares.” Os dados foram apresentados no portal do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direcção Geral da Saúde (DGS).

Todas as pessoas beneficiam de uma boa higiene de sono e nunca tanto se falou dos problemas em dormir e dos distúrbios na hora em que mais devíamos descansar. Existem medidas essenciais que podemos privilegiar para melhorar a qualidade do sono, desde logo, encontrar um horário regular para se deitar e acordar e limitar o uso de ecrãs até, pelo menos, uma hora antes de dormir pois sabe-se que a luz do computador, da televisão, do telemóvel e do tablet interrompem o ritmo circadiano e o ciclo natural do sono. O truque pode estar na tríade temperatura adequada, pouca luz e ausência de ruído.

Gerir o stress

O stress em exagero é responsável por muitas doenças e a OMS classificou-o como a epidemia de saúde ao longo do Séc. XXI. Ainda que o stress tenha o seu papel e seja benéfico em algumas situações, pode ter consequências a longo prazo, podendo provocar inflamação e desequilíbrios ao nível do sistema imunitário. O burnout ou stress profissional entrou na nova classificação internacional de doenças da OMS que vigorará a partir de 1 de Janeiro de 2022 sendo descrito como “uma síndrome resultante de ‘stress crónico no trabalho que não foi gerido com êxito”.

A procura de um especialista pode ajudar a criar estratégias para gerir a ansiedade e a prevenir a doença mental. Em alternativa, ou em complemento, pode aproveitar para praticar ioga e fazer meditação. No que respeita ao exercício físico, mesmo as actividades mais simples, como caminhar, andar de bicicleta ou passear o cão ajudam a libertar endorfinas responsáveis pela melhoria do humor.

Em resumo, com a chegada do inverno é essencial reforçar o seu sistema imunitário com mudanças no estilo de vida e na dieta. Isso inclui uma alimentação saudável, dormir o suficiente e controlar os níveis de stress. A toma de probióticos e vitaminas pode também contribuir para o normal funcionamento do sistema imunitário e para manter uma microbiota intestinal equilibrada. Se podemos prevenir, para quê esperar? 

SYMBIOSYS​ Defencia: O aliado de toda a família neste Inverno

Porquê tomar SYMBIOSYS Defencia Kids?

Foto

- Para as defesas imunitárias* das crianças a partir dos três anos.

- Contém 2x109 células das estirpes​ L. rhamnnosus GG e B. lactis BS01 com o suporte de vários estudos científicos.

- Vitamina D3: Uma saqueta de SYMBIOSYS Defencia Kids assegura a toma de 0,75 microgramas de Vitamina D  (15% da dose de referência).

- Fácil de tomar: 1 saqueta por dia durante 1 mês

Porquê tomar SYMBIOSYS Defencia Adults?

Foto

- Para as defesas imunitárias* dos adultos.​

- Contém 6x109 células das estirpes L.rhamnnosus LR04, L. plantarum LP02 e B. lactis BS01 com o suporte de vários estudos científicos.

- Vitamina C: Uma saqueta de SYMBIOSYS Defencia Adults assegura a toma de 12mg de Vitamina C (15% da dose de referência).

- Fácil de tomar: 1 saqueta por dia durante 1 mês


Symbiosys Defencia Adults a Kids são suplementos alimentares que não devem substituir um estilo de vida saudável e uma dieta variada e equilibrada. Não exceda a dose diária recomendada. Mantenha fora do alcance das crianças. Para mais informações, contacte: Biocodex Unipessoal Lda., Avenida Da República 18, 11°, 1050-191 Lisboa, NIPC 515036684. E-mail: info@biocodex.pt. Tel: 211 319134  *Vitamina C contribui para o normal funcionamento do Sistema Imunitário. Vitamina D contribui para o normal funcionamento do SI das crianças.

D.0052/2020


1. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23440782/

2. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29080635/