Deschamps preparado para jogo de “altíssimo nível”

Seleccionador francês só no dia do jogo decidirá se Mbappé e Pogba defrontarão Portugal num encontro que assume ser de carácter decisivo.

Foto
Deschamps não se deixa abater pela derrota com a Finlândia LUSA/EDDY LEMAISTRE

Apesar das dúvidas em torno da utilização de Mbappé, do momento menos brilhante de Pogba e, sobretudo, das sequelas deixadas pela inesperada derrota com a Finlândia, em Paris - mesmo tratando-se de uma partida amigável -, o seleccionador francês, Didier Deschamps, surgiu com excelente disposição na conferência de imprensa de antevisão do jogo decisivo com Portugal, de amanhã, para a Liga das Nações.

Deschamps, que aterrou em Lisboa cerca do meio-dia, confirmou que só no sábado, no dia do jogo, terá certezas relativamente ao avançado do Paris Saint-Germain, que entretanto se limita a cumprir treino específico. O seleccionador dos campeões mundiais admitiu, por outro lado, o momento menos positivo que Paul Pogba parece atravessar, associando a forma do médio do Manchester United ao momento da própria equipa na Premier League, o que concorre para uma quebra anímica de certa forma agudizada pela derrota (0-2) da selecção gaulesa com os finlandeses.

“Pogba? Indispensável? Não está na melhor forma, e isso parece evidente. Aliás, já o sabíamos de antemão. Não está no seu melhor e a situação no clube também não é a mais positiva. Isso pode ter influência no plano mental”, assumiu, sem dar pistas relativamente às escolhas para o jogo com Portugal, num momento particularmente delicado.

“Irritado? Insatisfeito, sim. Depois de uma derrota não tenho o costume de sorrir. No entanto, como podem ver, estou tranquilo”, reagiu Deschamps, colocando o jogo de Portugal numa dimensão diferente. “Não se trata do mesmo adversário e é, aliás, outro contexto. Uma vitória será decisiva. Eu sei-o e os portugueses também”, declarou, elogiando a selecção lusa.

“Portugal fará tudo para vencer. Nós também, evidentemente. Será um jogo um pouco semelhante ao anterior. É preciso perceber que se trata de um embate entre duas das melhores selecções mundiais. Nenhuma equipa terá controlo total. De resto, ter mais posse de bola não é garantia de vitória. Portugal tem uma defesa eficaz e marca muitos golos. Amanhã, veremos o que nos espera, com a certeza de que será um jogo de alto nível. Portugal não é campeão da europa por nada, alem de ter conquistado a primeira edição da Liga das Nações. É uma selecção de altíssimo nível”.

Sugerir correcção