Presidente do Turquemenistão inaugura estátua gigante de cão na capital

A estátua de seis metros de altura é uma homenagem a uma raça de cães autóctone do país, considerada património nacional.

Foto
A estátua homenageia uma raça autóctone do Turquemenistão VYACHESLAV SARKISYAN/Reuters

Se o cão é o melhor amigo do homem, no Turquemenistão é um assunto de Estado. E agora com direito a uma estátua de ouro na capital do país da Ásia Central, inaugurada esta semana pelo Presidente Gurbanguly Berdymukhamedov. 

A estátua de seis metros de altura está localizada num bairro residencial de Ashgabate e presta homenagem aos cães da raça alabay, um tipo autóctone da região e um orgulho nacional do Turquemenistão. Por baixo da estátua está um ecrã LED onde são emitidas imagens de cães alabay em várias situações quotidianas, diz a BBC. Não foi revelado o valor da estátua.

A agência estatal disse que a estátua recém-inaugurada demonstra a “dignidade e auto-confiança” dos alabay.

Os alabay são considerados património nacional no Turquemenistão e Berdymukhamedov tem sido um dos principais embaixadores da raça turquemena. Em 2017, o Presidente ofereceu uma cria desta raça ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, durante um encontro entre ambos para assinalar as boas relações entre as duas nações.

No ano passado, Berdymukhamedov publicou um livro sobre os alabay e, numa reunião de ministros, recitou um poema que o próprio escreveu em homenagem a estes cães.

Gurbanguly Berdymukhamedov está no poder desde 2007 e governa o Turquemenistão quase com poder absoluto, fechando o país ao exterior, esmagando as vozes dissidentes e tornando a antiga república soviética num dos países onde a liberdade de expressão e informação é praticamente inexistente. Berdymukhamedov sucedeu a  Saparmurat Niazov e apagou todas as marcas do anterior ditador.

O filho de Berdymukhamedov, Serdar Berdymukhamedov, que é ministro, deputado e visto como sucessor do pai, é o presidente da Associação Internacional dos Alabay.

Em 2015 o Presidente inaugurou uma estátua gigante, também dourada e no centro da capital, de si próprio em cima de um cavalo Akhal-Teke, uma raça turquemena de pêlo dourado. 

Foto
DR

Quando a pandemia da covid-19 começou a expandir-se pelo mundo, Berdymukhamedov proibiu a utilização do termo “coronavírus" e apontou uma erva como a cura para a doença causada pelo vírus.

Sugerir correcção