Iuri Leitão sagra-se campeão da Europa de pista

Depois da medalha de prata em “eliminação”, ciclista português venceu a prova de scratch nos Europeus de pista, em Plovdiv. Maria Martins conquistou o bronze, em eliminação.

campeonato-europa,modalidades,desporto,ciclismo,
Fotogaleria
Maria Martins conquistou o bronze dr
campeonato-europa,modalidades,desporto,ciclismo,
Fotogaleria
Iuri Leitão conquistou medalha inédita para Portugal,Iuri Leitão conquistou medalha inédita para Portugal dr,dr

O português Iuri Leitão sagrou-se esta quinta-feira campeão europeu de scratch, na segunda jornada dos Europeus de ciclismo de pista, um dia depois de ter conquistado a prata na eliminação, conseguindo um ouro inédito para Portugal.

Leitão, de 22 anos, é o campeão nacional desta especialidade e conseguiu o título europeu, um feito inédito para Portugal em campeonatos da Europa, ao dar uma volta de avanço ao pelotão, o que contribuiu para o ouro.

O português bateu o ucraniano Roman Gladysh, segundo classificado, e o britânico Oliver Wood, terceiro, na prova disputada em Plovdiv, na Bulgária.

“Não vou mentir. Vim para esta corrida com o objectivo de discutir os primeiros lugares, mas sem colocar as expectativas muito elevadas, porque na pista tão depressa se está a lutar pelas medalhas como no décimo lugar. Felizmente venci, mas acho que só comecei a perceber a dimensão do que tinha conseguido quando vesti a camisola de campeão da Europa”, confessou o corredor, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

Gabriel Mendes, seleccionador nacional, confessou “um orgulho muito grande” pelo resultado, mas sobretudo pelo processo de trabalho que conduziu a este desfecho: “Sabíamos que o nível era muito elevado na prova de scratch e que existia uma probabilidade grande de incerteza. Esperávamos movimentações e elas aconteceram. Foi após outros ataques, que não resultaram, que o Iuri se isolou. Fez uma excelente gestão do esforço e uma fantástica leitura de corrida, controlando aqueles que poderiam ser os adversários mais perigosos nos momentos certos para o fazer. Foi uma prestação de excelência. Fez-se história!”, congratulou-se.

Menos de uma hora depois do ouro de Iuri Leitão, Maria Martins, já apurada para os Jogos de Tóquio2020 - adiados para 2021 - conquistou o bronze na prova de eliminação, melhorando o sétimo lugar que tinha feito nos campeonatos da Europa de 2019.

Já a ciclista portuguesa, que por duas vezes se “livrou” da eliminação por menos de meia roda de diferença, só não superou a italiana Rachele Barbieri, segunda, e a britânica Elinor Barker, nova campeã da Europa.

Sugerir correcção