Ao intervalo do jogo com a Turquia, a Croácia descobriu um caso de covid-19

Domagoj Vida já não regressou para o segundo tempo. Comitiva croata mantém planos de viajar para Estocolmo para defrontar a Suécia, no sábado.

Foto
Vida (à esquerda) celebra com Budimir o primeiro golo da Croácia na Turquia LUSA/ERDEM SAHIN

Como tem sido hábito nos últimos largos anos, Domagoj Vida iniciou como titular um jogo da selecção na Croácia. No caso, foi o encontro particular de quarta-feira, diante da Turquia (3-3), em que o central jogou apenas 45 minutos. Nada de estranho, tendo em conta o número de substituições permitido e o facto de se tratar de um jogo de preparação. O que é invulgar é a razão por trás da substituição ao intervalo: descobriu-se nessa altura que o jogador do Besiktas está infectado com covid-19.

Depois de conhecido o diagnóstico, dispararam os alarmes junto dos responsáveis de alguns clubes que cederam jogadores à selecção. Um deles é o Real Madrid, preocupado com o facto de Luka Modric ter partilhado o balneário e tirado até fotografias com Vida, já no relvado, antes da partida.

Mas como foi possível o veredicto ter chegado apenas ao intervalo do jogo? A explicação foi adiantada pela própria federação croata, que tinha realizado testes a toda a comitiva na segunda-feira, com resultados negativos. “Os serviços médicos receberam a informação, no final do intervalo, de que havia um resultado potencialmente positivo. Este é um procedimento de teste comum e uma descoberta ‘suspeita’ é testada novamente para confirmar o resultado”, divulgou, em comunicado.

Em causa está um novo teste realizado depois de os resultados iniciais não terem sido totalmente conclusivos, que deu conta de que Domagoj Vida está infectado com o novo coronavírus. Foi essa a razão que levou a que, aos 45’, o central do Besiktas fosse substituído por Filip Uremovic, que alinha no Rubin Kazan.

Com o jogo diante da Suécia, respeitante a um grupo que inclui também Portugal e França, agendado para sábado, a federação croata mantém os planos de enviar para Estocolmo todos os jogadores que fazem parte da convocatória, sendo que novos testes deverão ser feitos entretanto. 

Sugerir correcção