Recolher obrigatório: sem apoio estatal, “até Dezembro fecham 40% ou 50%” dos cinemas

Novas regras do estado de emergência agravam o drama das salas. O anúncio feito na madrugada de domingo pelo primeiro-ministro provocou já uma quebra de 25% no pouco público que ainda havia, diz Paulo Santos, da Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais.

Foto
MARTIN HENRIK/ARQUIVO

Se a exibição de cinema em Portugal já estava a atravessar um mau momento, o caso tornou-se ainda mais grave com as medidas de recolher obrigatório agora em vigor nos 121 concelhos considerados de alto risco. Sem apoio estatal, “até Dezembro fecham 40% ou 50% das salas”, avisa Paulo Santos, da Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais (Fevip). Desde o anúncio das novas regras que limitam a circulação a partir das 23h e, ao fim-de-semana, a partir das 13h, dezenas de salas já reduziram horários. Há mesmo cinemas que não abrirão no sábado e no domingo; outros vão ter uma única sessão, matinal. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção