Meio Sol Amarelo, de Chimamanda Ngozi Adichie: o “melhor dos melhores” do Women’s Prize for Fiction

Em 25 anos de Women’s Prize for Fiction, o romance Meio Sol Amarelo, de Chimamanda Ngozi Adichie, venceu na categoria ‘Winner of Winners’. A escritora nigeriana segue assim os passos de Andrea Levy, que foi eleita a “melhor dos melhores” da primeira década do prémio, pelo seu romance Small Island, vencedor do Women’s Prize for Fiction 2004.

Foto
Chimamanda Ngozi Adichie RG Rui Gaudencio

A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie venceu nesta quinta-feira a categoria ‘Winner of Winners’, do Women’s Prize for Fiction, pelo seu romance Meio Sol Amarelo editado em Portugal na LeYa/Dom Quixote.

A votação foi feita pelo público que seleccionou esta obra de Chimamanda a partir de uma lista em que se incluem obras de Zadie Smith (Uma questão de beleza), Lionel Shriver (Temos de falar sobre o Kevin), Rose Tremain ( SonataGustav),  Ali Smith (Como ser uma e outra e Maggie O’Farrell (Hamnet). A escritora nigeriana segue assim os passos de Andrea Levy, que foi eleita a “melhor dos melhores”('Best of the Best') da primeira década do prémio quando ainda era designado por Orange Prize, pelo seu romance Small Island, vencedor em 2004.

Foto
Chimamanda Ngozi Adichie dr

Este galardão é atribuído a título único e excepcional e a escritora recebeu uma edição especial em prata da estatueta anual, conhecida como ‘Bessie’, criada e doada originalmente pela artista Grizel Niven como parte da oferta de um benfeitor anónimo.

Meio Sol Amarelo tinha vencido originalmente o Women's Prize for Fiction (à época, designado como Orange Prize) em 2007, quando Chimamanda tinha 29 anos. Entretanto o livro foi adaptado ao cinema com Chiwetel Ejiofor e Thandie Newton nos principais papéis e o filme estreou-se em 2013.

“Com a acção centrada na Nigéria durante a Guerra do Biafra, o romance fala-nos do fim do colonialismo, de lealdades étnicas, de classes, de raça, do empoderamento das mulheres - e de como o amor tem o poder de tudo subverter”, resume a editora. As suas personagens são “Ugwu, um humilde criado de treze anos a quem o mundo se desvendará pela mão do seu senhor, Odenigbo, que, na intimidade da sua casa, planeia uma revolução. Este jovem professor universitário mantém uma relação apaixonada e sensual com a bela e mágica Olanna, cuja irmã gémea, Kainene, é alvo do amor desesperado de Richard, um jovem inglês a braços com o seu papel de homem branco em África.

Todos eles vão ser forçados a tomar decisões definitivas sobre amor e responsabilidade, passado e presente, nação e família, lealdade e traição. Todos eles vão assistir ao desmoronar da realidade tal como a conheciam devido a uma guerra que tudo transformará irremediavelmente.”

Chimamanda Ngozi Adichie nasceu na Nigéria, em 1977, tendo ido estudar para os Estados Unidos aos dezanove anos. É autora dos romances A Cor do Hibisco e Americanah, do livro de contos A Coisa à Volta do Teu Pescoço e os ensaios sobre feminismo Todos Devemos Ser Feministas e Querida Ijeawele.

Sugerir correcção