Abusava de crianças desde 1994, só foi descoberto agora

Construtor civil terá vitimado de forma grave pelo menos uma dezena de menores, a quem ameaçava constantemente para manter em silêncio. Parte deles eram seus familiares por afinidade.

Foto
O suspeito morava com a companheira até ser detido e sujeito a prisão preventiva. Tem actualmente 56 anos Nelson Garrido

A Polícia Judiciária anunciou a detenção de um construtor civil que abusava de crianças há mais de um quarto de século. Pelo menos desde 1994 que o homem, actualmente com 56 anos, praticava este tipo de delitos sexuais, que terão vitimado pelo menos uma dezena de menores, com idades compreendidas entre os 4 e os 14 anos.

“Foi denunciado às autoridades por uma das vítimas, anos após os abusos terem ocorrido, sendo que, no decurso da investigação, a Polícia Judiciária veio a apurar seguramente a existência de outras vítimas”, refere a PJ em comunicado, acrescentando que estes delitos foram cometidos desde 1994 e até à presente data “de forma reiterada”. Tudo aconteceu na Área Metropolitana de Lisboa. Algumas das crianças eram familiares do agressor por afinidade, enquanto outras eram suas vizinhas.

“Frequentavam a residência do agressor, pois mantinham relações de parentesco, por afinidade, com o mesmo, nunca tendo anteriormente revelado os factos, uma vez que sofriam ameaças constantes da sua parte”, explica ainda a mesma nota de imprensa.

O suspeito morava com a companheira até ser detido e sujeito a prisão preventiva. Os inspectores contabilizaram até agora cerca de 600 crimes de abuso sexual de crianças, todos eles muito graves, mas provável que este número peque por defeito, uma vez que a investigação prossegue, prevendo-se que venham a ser identificadas novas vítimas. Desconhece-se se o construtor civil já tinha antecedentes criminais. 

Sugerir correcção