Heloísa Apolónia é a mandatária nacional de João Ferreira

A ecologista é um dos rostos mais emblemáticos do PEV e da política ambientalista portuguesa. Esteve 24 anos no Parlamento.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Heloísa Apolónia, a ex-deputada do Partido Ecologista Os Verdes (PEV), é a mandatária nacional da candidatura presidencial de João Ferreira, o candidato apoiado pelo PCP. A antiga parlamentar falhou a eleição como deputada nas legislativas do ano passado depois de ter trocado a liderança da lista da CDU por Setúbal pelo mesmo lugar no distrito de Leiria.

A ecologista foi candidata da CDU por Setúbal desde 1991, mas só entrou na Assembleia da República já em 1995, na última sessão dessa legislatura. É membro da comissão executiva do conselho nacional d’ Os Verdes. Em Outubro, à saída do Parlamento disse que ia dedicar-se à dinamização do partido, continuando a ajudar o grupo parlamentar do PEV, que manteve dois deputados, apesar do recuo eleitoral da CDU. É desde 2017 vereadora sem pelouros na Câmara de Oeiras, onde liderou a lista da CDU.

Apesar de se candidatar a todas as eleições coligado com o PCP, o PEV defende algumas causas em que os comunistas têm posição contrária, como é o caso da eutanásia. Os ecologistas apresentaram na legislatura passada e na actual uma proposta para a legalização da morte medicamente assistida. Que os comunistas votaram contra. Porém, o eurodeputado e candidato presidencial João Ferreira diz que se fosse Presidente da República e tivesse que analisar a matéria vinda do Parlamento, a promulgava.

Na nota em que anuncia a mandatária, o gabinete de imprensa do PCP descreve Heloísa como “defensora dos direitos das mulheres” e “empenhada nas causas ecologistas”, nomeadamente no Parlamento, onde “assumiu a defesa do direito do país ao seu desenvolvimento sustentável, a afirmação da soberania nacional e dos interesses dos trabalhadores e do povo”.

Heloísa Apolónia é jurista, tem 51 anos, e integra o conselho nacional do MDM - Movimento Democrático de Mulheres. Foi representante da Ecolojovem no Conselho Nacional de Juventude e eleita pela CDU na Assembleia Municipal da Moita.

“Com esta decisão, a candidatura de João Ferreira dá mais um passo na dinâmica de alargamento de apoios, confirmando a sua vinculação aos valores de Abril, também no que concerne à defesa do ambiente, da protecção dos ecossistemas e da biodiversidade”, vinca a nota.

Sugerir correcção