SpaceX e NASA ultimam preparativos para voo de quatro astronautas à Estação Espacial Internacional

A NASA completou esta terça-feira a certificação da cápsula Crew Dragon que vai transportar quatro astronautas numa missão de seis meses na ISS. Descolagem está marcada para sábado, no centro espacial Kennedy, na Florida.

ciencia,
Fotogaleria
Foguetão Falcon 9, da SpaceX, com a cápsula Crew Dragon que vai transportar quatro astronautas da NASA numa missão de seis meses à Estação Espacial Internacional LUSA/NASA/Joel Kowsky HANDOUT
ciencia,
Fotogaleria
Foguetão Falcon 9, da SpaceX, com a cápsula Crew Dragon que vai transportar quatro astronautas da NASA numa missão de seis meses à Estação Espacial Internacional,Foguetão Falcon 9, da SpaceX, com a cápsula Crew Dragon que vai transportar quatro astronautas da NASA numa missão de seis meses à Estação Espacial Internacional LUSA/NASA/Joel Kowsky HANDOUT,LUSA/NASA/Joel Kowsky HANDOUT

A agência espacial norte-americana (NASA) certificou na terça-feira a cápsula da transportadora SpaceX que no sábado levará quatro astronautas até à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla inglesa), concretizando o plano dos Estados Unidos de voos regulares espaciais.

A Crew Dragon da SpaceX irá transportar os astronautas norte-americanos da NASA Mike Hopkins, Victor Glover, Shannon Walker, e o japonês Soichi Noguchi numa missão operacional de seis meses na ISS.

“É com muito orgulho que digo que retomámos os voos espaciais tripulados regulares a partir de território norte-americano e com um foguetão e cápsula americanos”, afirmou o administrador da Nasa, Jim Bridenstine.

Este será o segundo voo espacial tripulado da SpaceX, a empresa espacial privada do empresário e empreendedor Elon Musk, depois de um primeiro voo com dois astronautas, executado com sucesso, e de uma série de testes de demonstração, realizada entre maio e agosto.

A descolagem no sábado, no centro espacial Kennedy, na Florida, está marcada para as 19h49 locais (00h49 de domingo, hora de Lisboa) e a chegada à ISS está prevista para acontecer pouco mais de oito horas depois, quando em Portugal forem 9h20 de domingo.

De acordo com Benji Reed, responsável pelos voos tripulados da SpaceX, a transportadora prevê lançar sete missões de transporte de pessoas e carga nos próximos 15 meses.

Sugerir correcção