Porto e Norte de Portugal quer ser “referência mundial” enogastronómica

Turismo do Porto e Norte aproveitou o Dia Mundial do Enoturismo, celebrado no domingo, para promover “ambicioso projecto” que está na “fase final de produção” e deverá ser apresentado no início 2021.

Foto
"Cluster" dos vinhos pode envolver mais de 400 espaços de visita na região. Na imagem, o Douro Vineyards TIAGO DE PAULA CARVALHO

Missão: tornar Porto e Norte um “destino referência mundial enogastronómica”. Em curso, anuncia o Turismo da região, está um projecto “estruturado em conjunto com o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e com as três Comissões Vitivinícolas” locais. "No início de 2021, as cinco instituições, que agora se unem, apresentarão ao país e ao mundo este ambicioso projecto, que se encontra em fase final de produção”, diz o presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins.​

Este “trabalho em conjunto" pretende posicionar o destino num “estado de maturidade que permita concorrer com congéneres europeus e mundiais que há muito exploram o enoturismo com sucesso”, refere Martins, citado em comunicado, mas que “não possuem as infra-estruturas, património cultural e histórico que todo o Norte de Portugal possui, assim como as suas gentes, marca bem distintiva de outras regiões”.

O objectivo de “fazer do destino uma das principais referências na área do turismo enogastronómico à escala mundial” tem uma âncora óbvia, a força dos vinhos da região. “O ‘cluster’ dos vinhos, que potencialmente conta com mais de 400 espaços de visita na região, é um dos principais atributos da oferta turística do destino”, destaca-se, salientando-se “um incremento do número de quintas produtoras de vinho que se dedicam também à hotelaria e à restauração, proporcionando experiências exclusivas à volta deste fascinante mundo.

O mundo do enoturismo, acrescenta-se, “alavanca outros produtos turísticos como a gastronomia, o turismo cultural, o turismo de natureza, o turismo náutico, de saúde e bem-estar, entre outros”.

Para 2021 é também anunciado o reforço da vertente vínica dos Fins-de-Semana Gastronómicos, que envolvem mais de 80 municípios e 1500 empresas de restauração, alojamento turístico e experiências de enoturismo.

Um dos objectivos do projecto é também “fixar o turista em estadas mais prolongadas, e em períodos tradicionalmente de época baixa”. O Porto recebeu recentemente o World Travel Award para melhor destino europeu para uma escapadinha.

Sugerir correcção