PJ faz buscas em Alvalade por suspeitas de branqueamento de capitais

Investigação é diferente da que levou as autoridades aos estádios do Benfica e Santa Clara. Autoridades investigam accionista Holdimo, que chegou a deter quase 30% da SAD “leonina”.

Foto
Buscas foram realizadas na manhã de segunda-feira JOSÉ MANUEL RIBEIRO/REUTERS

Depois de a Polícia Judiciária se ter deslocado aos estádios de Benfica e Santa Clara, foi a vez do Sporting ser alvo de buscas na manhã desta segunda-feira.

A operação foi confirmada pelo clube “leonino” em comunicado, explicando que estão em causa suspeitas de um crime de branqueamento de capitais referente ao período entre 2011 e 2014. Os “leões” dizem-se disponíveis para colaborar com as autoridades. “Congratulamo-nos ainda com o esforço do Ministério Público e das autoridades competentes em prol da verdade desportiva e da transparência, contribuindo para a dignificação do futebol português, neste e noutros processos”, escreve o Sporting.

O jornal O Jogo avança que esta investigação se prende com as relações entre o clube e o accionista Holdimo. No final de 2014, a sociedade angolana, ligada ao empresário Álvaro Sobrinho, detinha quase 30% da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Sporting.

Na manhã desta segunda-feira, a Polícia Judiciária deslocou-se às instalações do Benfica e do Santa Clara, num processo que investiga suspeitas crimes de participação económica em negócio ou recebimento indevido de vantagem, corrupção activa e passiva no fenómeno desportivo, fraude fiscal qualificada e branqueamento.

 
Sugerir correcção