Filme Surdina de Rodrigo Areias ganha três prémios em festival catalão

Melhor filme, melhor fotografia, melhor banda sonora original. Filme que estreou em Portugal em Julho convenceu júri do Festival Internacional de Cinema de Girona.

Foto
Surdina tem no seu elenco os actores Ana Bustorff e António Durães

A longa-metragem Surdina, do realizador português Rodrigo Areias, ganhou este sábado três prémios, incluindo o de melhor filme, no Festival Internacional de Cinema de Girona, em Espanha, anunciou a organização.

De acordo com o palmarés, Surdina foi distinguido ainda com o prémio de melhor banda sonora original, composta pelo guitarrista Tó Trips, e com o prémio de melhor fotografia, assinada por Jorge Quintela.

O 32.º Festival Internacional de Cinema de Girona, que terminou sábado, não teve exibições em sala, por causa da covid-19, mas, naturalmente, todos os filmes da programação foram vistos pelo júri que atribuiu os prémios.

Surdina, que se estreou em Julho nos cinemas portugueses, é a mais recente ficção do produtor e realizador Rodrigo Areias e conta com argumento do escritor Valter Hugo Mãe.

O filme foi rodado no centro histórico de Guimarães e em São Cristóvão de Selho, no concelho vimaranense, locais com pontos de contacto familiares tanto para Rodrigo Areias como para Valter Hugo Mãe.

A história é protagonizada pelo actor António Durães, no papel de Isaque, um homem solitário que tenta lidar com a passagem do tempo, com a velhice e com os comentários, ditos em surdina, de amigos e vizinhos, sobre o regresso à aldeia da mulher dele, que todos achavam que tinha morrido.

Além de António Durães, o filme conta com a participação, entre outros, de Ana Bustorff, Adelaide Teixeira, Jorge Mota, Fernando Moreira e Mário Moutinho.

No final de Outubro, Adelaide Teixeira e António Durães foram distinguidos com os prémios de interpretação do Festival de Cinema de Liverpool, no Reino Unido.

Sugerir correcção