Polícia Judiciária detém casal suspeito de exploração laboral em Bragança

A vítima, um homem de 66 anos, sofre de um “atraso mental moderado” e “não tem qualquer resguardo familiar”. Os dois suspeitos não pagavam à vítima, que “pastoreava os animais”, e a alimentação era “claramente pobre e insuficiente para o dia de trabalho”

Foto
A situação durava desde Junho de 2017 PAULO PIMENTA

A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois suspeitos “fortemente indiciados pela prática de um crime de tráfico de pessoas, para exploração laboral”, em Bragança. A vítima, um homem de 66 anos, sofre de um “atraso mental moderado” e “não tem qualquer resguardo familiar”, explica a PJ em comunicado.

Os dois suspeitos, um casal com 40 e 43 anos, não pagavam à vítima, que “pastoreava os animais”, e a alimentação era “claramente pobre e insuficiente para o dia de trabalho”.

A situação durava desde Junho de 2017. Em Maio de 2019, o casal de suspeitos arrendou um espaço de arrumos num campo agrícola, local onde a vítima “passou a viver em permanência, acompanhado de animais”, descreve a PJ.

O espaço “não dispunha de água, luz, higiene ou quaisquer condições de salubridade”. A vítima não tomava banho nem mudava de roupa, “recebendo comida em más condições, uma vez por dia”, acrescenta a nota.

Os detidos já foram sujeitos a primeiro interrogatório judicial e ficaram proibidos de contactar ou de se aproximar da vítima, que foi colocada numa instituição de acolhimento.

Sugerir correcção