Casa Branca afasta presidente da Comissão de Regulação de Energia

Neil Chatterjee, defensor de políticas de descarbonização, foi o primeiro responsável a ser afastado depois do dia das eleições. Suspeita que alguém “de escalão mais baixo” na administração aproveitou “esta altura louca”.

Foto
Neil Chatterjee acha que Trump nem sabe que ele foi afastado Reuters/JIM BOURG

Enquanto os olhos de todos estão na contagem de votos em vários estados e nos números do Colégio Eleitoral, o presidente da Comissão de Regulação de Energia, Neil Chatterjee, foi substituído. Chatterjee tem defendido várias medidas de apoio a veículos eléctricos, painéis solares e outras soluções de descarbonização. Trump favorece a indústria de combustíveis fósseis.

A Comissão fez o anúncio da substituição na quinta-feira à noite. O novo presidente é James Danly, que era comissário desde Março, e se opôs a várias medidas recentes da comissão em apoio da descarbonização.

“Eu sabia, quando embarquei nesta missão, que haveria reacções negativas”, disse Chatterjee numa entrevista à CNN nesta sexta-feira. “Estou a especular, mas se de facto esta despromoção for o resultado de uma reacção ao que fiz, estou totalmente tranquilo em relação a isso. Fiz o que está certo, estou orgulhoso disso. Dormi muito bem ontem à noite”, declarou.

“Penso que isto foi feito por funcionários nos escalões mais baixos da Casa Branca que, nesta altura louca, viram uma oportunidade de mandar uma mensagem e aproveitaram-na. E está tudo bem”, disse ainda.

Chatterjee é o primeiro responsável político nomeado de relevo a ser afastado depois do dia das eleições. “É extraordinário que eu tenha sido o primeiro”, disse ainda Chatterjee, dizendo que havia rumores de que sairiam responsáveis do Departamento de Defesa, por exemplo. “Para ser sincero, apostaria muito dinheiro em como o Presidente, e os que estão no seu círculo próximo, nem sequer sabem que isto aconteceu.”

A Casa Branca não contactou Chatterjee e recusou comentar o seu afastamento à CNN. O comunicado da comissão não explica o motivo da mudança.

O republicano Chatterjee, nativo do Kentucky, estava na comissão desde 2017. Antes foi conselheiro de energia do líder da maioria republicana no Senado Mitch McConnell. 

Sugerir correcção