Biden eleito Presidente dos EUA com a missão impossível de unir o país

Candidato do Partido Democrata garantiu este sábado a vitória no estado da Pensilvânia e já recebeu as felicitações de figuras do Partido Republicano. Espera-o um conturbado período de transição, com o Presidente Trump e negar-lhe a admissão da derrota.

Foto
Joe Biden vai tomar posse a 20 de Janeiro de 2021 Reuters/Kevin Lamarque

Meio século depois de ter chegado a Washington para iniciar uma longa carreira na política marcada pela busca de consensos no Senado norte-americano, Joseph Robinette Biden Jr., o filho mais velho de uma família que fugiu ao desemprego na cintura industrial da Pensilvânia, foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América numa eleição de contrastes – ao derrotar Donald John Trump, um magnata de Nova Iorque, herdeiro de uma fortuna que depois multiplicou, e recém-chegado à política com a promessa de impor as suas ideias sem fazer concessões.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção