Tiago Plutão estreia-se a solo com Homem da Montanha

Despromovido em 2006, de planeta a planeta anão, Plutão é agora nome de músico. Que tem um primeiro single e videoclipe em estreia esta sexta-feira: Homem da Montanha. O seu autor, Tiago Cunha, nasceu em Lisboa há 29 anos, mora na Lagoa de Albufeira e foi aos 19 anos que começou a tocar guitarra, sozinho. Tem um projecto musical com amigos, a que chamaram Jupiturno (aqui, também, o gosto pelos planetas, juntando os nomes de Júpiter e Saturno), mas a solo decidiu adoptar o nome Tiago Plutão.

De onde vem a ideia das montanhas ligadas a Plutão? De revelações feitas em 2015 pelos cientistas da missão New Horizons da NASA, ao descobrirem que Plutão terá uma cadeia de jovens montanhas muito altas (cerca de 3500 metros), a par de uma estranha ausência de crateras. Tiago aproveitou o mote e, no texto onde se apresenta o seu single, diz que “é lá que vive o Homem da Montanha, meio que a observar tudo ao longe de forma analítica e criteriosa. Atrevido, desafiador e despreocupado, vive a vida sem medos.”

Quanto à música, anuncia-se como “altamente espacial, que nos faz sentir como se os sintetizadores nos trocassem as órbitas, rodando de forma caótica ao som de backvocals hipnotizantes, mas sempre traçando piruetas musicais graciosas que só nos podem levar a um lado: um grande amor plutónico.” Para conferir, que a viagem começa agora.