O Midwest branco voltou para Biden, mas a Florida latina virou-lhe as costas

Candidato do Partido Democrata parece ter conseguido recuperar os estados da cintura industrial onde Donald Trump dominou há quatro anos. Mais a sul, o Presidente dos EUA quase anulou a vantagem que Hillary Clinton trouxe da Florida em 2016.

No Midwest e na Pensilvânia, Joe Biden só perdeu pontos entre o eleitorado feminino com cursos superiores
Fotogaleria
No Midwest e na Pensilvânia, Joe Biden só perdeu pontos entre o eleitorado feminino com cursos superiores Reuters/HANNAH MCKAY
Protesto de apoiantes de Donald Trump na Florida
Fotogaleria
Protesto de apoiantes de Donald Trump na Florida LUSA/CRISTOBAL HERRERA-ULASHKEVICH

A vitória de Donald Trump no estado da Florida, na noite eleitoral da passada terça-feira, levou muitos analistas a levantarem o sobrolho, em sinal de espanto, quando perceberam que isso tinha acontecido com um reforço do apoio do eleitorado latino. Mas não foi só na soalheira Florida que houve aparentes surpresas: nos estados da enferrujada cintura industrial dos EUA, Joe Biden conseguiu reconquistar parte do eleitorado branco e operário, que muitos julgavam perdido para as promessas feitas por Donald Trump há quatro anos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção