Fisco alerta para mensagens falsas que estão a ser enviadas sobre reembolsos

Numa das mensagens falsas, o contribuinte (apelidado de “cliente”) é “informado” de que tem direito a um reembolso de 125,20 euros e é convidado a seguir um link para que o mesmo possa ser processado.

Foto
O alerta para a existência de mensagens fraudulentas consta também do Portal das Finanças SEBASTIAO ALMEIDA

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) fez nesta sexta-feira um alerta sobre o envio de emails fraudulentos que têm estado a ser enviados a alguns contribuintes contendo mensagens falsas sobre o pagamento de reembolsos.

“Alguns contribuintes têm recebido emails fraudulentos, supostamente provenientes do endereço info@portaldasfinancas.pt, nos quais é pedido que se carregue num link que é fornecido. Estas mensagens são falsas. Em caso algum deverá efectuar essa operação”, refere a AT numa mensagem publicada na sua conta oficial do Twitter.

O alerta da AT indica o conteúdo de uma dessas mensagens falsas, na qual o contribuinte (apelidado de “cliente") é “informado” de que tem direito a um reembolso de 125,20 euros e é convidado a seguir um link para que o mesmo possa ser processado.

Este alerta para a existência de mensagens fraudulentas consta também do Portal das Finanças, onde a AT sublinha que estas “são falsas e devem ser ignoradas”, já que o seu único objectivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos.

A AT lembra ainda que o seu portal dispõe de informação sobre segurança informática, podendo esta ser consultada aqui. Ao longo dos últimos anos, a AT tem feito vários alertas semelhantes depois de ter detectado ou de chegar ao seu conhecimento a existência de tentativas de ataques de phishing (técnica de fraude online).

Sugerir correcção