Cuba vai ser a próxima vila alentejana a criar um centro de recolha oficial de animais

Cuba, no distrito de Beja, vai criar um centro de recolha oficial de animais na vila, num investimento de cerca de 139 mil euros.

Foto
daniel rocha

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Cuba, no distrito de Beja, vai ser construído num terreno municipal situado nas imediações do parque de materiais e viaturas da autarquia e afastado do centro urbano e das áreas residenciais e comerciais da vila, refere o município alentejano, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a autarquia, o centro será composto por um edifício de apoio, um bloco de boxes para alojamento e uma área verde e de circulação exterior de animais.

O edifício de apoio irá albergar os serviços gerais de enfermaria, um gabinete veterinário, atendimento e “salas de quarentena e de occisão”. O bloco de boxes incluirá uma área coberta e outra exterior fechada para movimentação livre de animais.

Já a área verde e de circulação exterior poderá ser usada para movimentação e descompressão de animais em grupo ou individualmente e também servir de enquadramento paisagístico ou para permanência de público.

A Câmara de Cuba informa que já foi aprovada a candidatura que apresentou em Maio de 2018 para obter co-financiamento para a criação do centro no âmbito do Programa de concessão de incentivos financeiros para a construção e a modernização de centros de recolha oficial de animais de companhia.

Com a aprovação da candidatura, o município já garantiu um co-financiamento para a construção do centro no valor de 50 mil euros, o equivalente a 35% do investimento total.

Este co-financiamento de 50 mil euros fica “abaixo do previsto”, refere o município, frisando que “fará um esforço suplementar” para assumir a restante verba de 89 mil euros por considerar que “é necessária” a criação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Cuba, “numa área de actuação que se revela cada vez mais importante”.

Sugerir correcção