Governo brasileiro leva embaixadores a viagem por uma Amazónia imaculada e irreal

Para tentar conter as críticas internacionais, o vice-Presidente Hamilton Mourão levou um grupo de embaixadores a uma visita de três dias à Amazónia. Ambientalistas dizem ser manobra para “maquilhar a realidade”.

Foto
Hamilton Mourão e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, com os embaixadores no Centro de Monitoramento da Amazônia Bruno Batista/VPR

O Governo brasileiro está empenhado em melhorar a sua reputação internacional e a gestão da Amazónia, a maior floresta tropical do mundo e um bioma fundamental para conter os efeitos do aquecimento global, está no centro dessa campanha. Uma delegação de embaixadores conclui esta sexta-feira uma visita a várias partes da Amazónia, mas aquilo que irão ver é uma “Amazónia dos sonhos”, e não a realidade do avanço da desflorestação, da invasão das terras protegidas e do aumento dos incêndios, dizem os ambientalistas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção