Anne Applebaum: “Uma derrota de Trump vai enfraquecer” os populistas na Europa

A autora de O Crepúsculo da Democracia já esperava que Donald Trump não aceitasse o desfecho do processo eleitoral. Se for Presidente, Biden precisa de apostar na resolução de problemas “concretos”, mais do que em políticas de identidade, defende.

Foto
Donald Trump com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, na Casa Branca, em 2019 Carlos Barria/REUTERS

Escreveu O Crepúsculo da Democracia, editado este ano pela Bertrand, para alertar sobre como o autoritarismo seduziu as elites de direita, enfraquecendo o conservadorismo democrático. A jornalista norte-americana Anne Applebaum, que já venceu um prémio Pulitzer, tornou-se uma das vozes críticas de Trump, que, diz, passou quatro anos a atacar às instituições americanas. Volta a fazê-lo agora ao insistir que há fraude nas eleições. “Ele só pode sobreviver na política se as pessoas pensarem que não há regras e que nada importa”, diz a partir da sua casa na Polónia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção