Jasper Philipsen vence 15.ª etapa da Vuelta

Ciclista da UAE contou com a ajuda do português Ivo Oliveira para se impor no sprint final. Primoz Roglic continua líder da geral.

volta-espanha,modalidades,desporto,ciclismo,
Fotogaleria
A Vuelta teve nesta quinta-feira a sua etapa mais longa LUSA/KIKO HUESCA
volta-espanha,modalidades,desporto,ciclismo,
Fotogaleria
Jasper Philipsen foi o mais rápido no sprint da 15.ª etapa da Volta a Espanha LUSA/KIKO HUESCA

Jasper Philipsen (UAE) venceu esta quinta-feira, ao sprint, a 15.ª etapa da Volta a Espanha, corrida em 6h22m36s entre Mos e Puebla de Sanabria, na tirada mais longa da Vuelta (230,8km).

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo Visma) manteve a camisola “roja”, símbolo de líder da prova, com o equatoriano Richard Carapaz (Ineos) a 39 segundos.

O jovem belga da equipa dos portugueses Rui Costa, Rui e Ivo Oliveira (que lançou o companheiro para o sprint) bateu a dupla alemã Pascal Ackermann (Bora-hansgrohe) e Jannik Steimle (Quick Step) sobre a meta, num dia chuvoso em que o pelotão anulou uma fuga a três quilómetros do final.

Justamente no ponto onde a organização registou os tempos da etapa, prevenindo uma situação de potencial risco de queda motivada pela existência de óleo a dois quilómetros da chegada.

Ivo Oliveira foi 19.º na etapa,  com o mesmo tempo de Philipsen, tendo Ricardo Vilela (Burgos) sido 29.º classificado, surgindo ainda Nélson Oliveira (Movistar) em 79.º, ainda com o tempo do vencedor. 

Rui Costa (UAE) foi 85.º e perdeu 1m45s, com Rui Oliveira (97.º), também da UAE, a ser o último na tirada, a 7m44s.

Destaque para o francês Guillaume Martin (Cofidis), a quem foi atribuído o prémio de combatividade, que a faltarem três etapas para o final da Vuelta garantiu virtualmente a conquista da camisola azul, de líder da montanha. 

A 16.ª etapa, entre Salamanca e Ciudad Rodrigo (162 km), terá duas contagens de montanha, uma de segunda e outra de primeira categoria.

Sugerir correcção