Prefácio de Breve História das Mentiras Fascistas, de Federico Finchelstein

Este prefácio à edição portuguesa de Breve História das Mentiras Fascistas, obra que chega nesta quinta-feira às livrarias portuguesas pelas Edições 70, foi escrito pelo historiador argentino Federico Finchelstein durante o confinamento em Nova Iorque, no passado mês de Agosto.

Foto
Federico Finchelstein daniel rocha

Comecei a escrever este prefácio no centro da pandemia do coronavírus. Infelizmente, fi-lo confinado no meu apartamento em Nova Iorque, cidade em que moro e trabalho há já catorze anos. É um momento que a todos nos parece diferente, mas que cedo, como todos os outros, passará a ser um capítulo de uma história mais longa. Neste contexto, é difícil não lamentar que o tema deste livro se tenha tornado ainda mais relevante. Ou seja, a partir da análise das mentiras do fascismo no passado, poderá entender-se melhor o nosso estranho presente. Passado e presente apresentam convergências odiosas nas formas como, partindo do poder, se nega a realidade, e como essas negações acabam por vezes por transformá-la e, em geral, ampliar ou acabar mesmo por gerar desastres.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção