EUA estão fora do Acordo de Paris: “uma desgraça” e “uma enorme pedra no sapato”

A decisão de Trump de retirar o seu país do acordo climático formalizou-se nesta quarta-feira. Se vai continuar assim depende do resultado dos eleições, uma vez que Joe Biden disse que irá pedir nova adesão ao acordo se vencer as eleições

Foto
O Presidente Donald Trump na altura em que anunciou a saída do Acordo de Paris Kevin Lamarque/Reuters

Independentemente de quem vencer as eleições para a presidência dos Estados Unidos, uma coisa é certa: nesta quarta-feira, 4 de Novembro, o país saiu, oficialmente, do Acordo de Paris. “A questão é saber se voltam ou não, depois desta interrupção”, sintetiza Francisco Ferreira, da Zero. Tudo depende se Donald Trump, que decidiu retirar o país do acordo, vai cumprir um novo mandato ou se a vitória será do democrata Joe Biden, que já disse que pedirá imediatamente a nova adesão ao documento internacional que defende a redução de emissões de gases com efeito de estufa, para manter o aumento da temperatura global bem abaixo dos 2 graus Celsius e, se possível, no limite dos 1,5 graus.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários