A nutrição funcional é a nossa razão de existir

Já pensou quantas vezes sofre de dores de cabeça, insónias, fadiga mental e física, dores de barriga e inchaço? Alguma vez considerou a opção de que pode estar relacionado com algum alimento que come e que pode estar na base desse desconforto constante?

Foto
Diogo Ventura

Se nunca ouviu falar sobre este tipo de abordagem, vamos tentar resumir: todos temos histórias, metabolismos e ritmos biológicos diferentes. O objectivo da Nutrição Funcional é ajudar o seu organismo a funcionar da melhor forma, fazendo com que se sinta bem, pleno e saudável.

E o que é que isto significa na prática? Na Nutrição Funcional acreditamos que cada pessoa é única, com as suas características físicas, emocionais e mentais e que pode ter reacções distintas a determinados tipos de alimentos. Temos ainda em consideração o ambiente em que a pessoa vive, qual o seu estilo de vida, as suas limitações e factores a favor para uma alimentação saudável, entre outras condicionantes que são fundamentais na prescrição de um plano alimentar.

Acreditamos também que o alimento em si é importante, não só pelas calorias que aporta, mas também pelas suas propriedades, nutrientes e efeitos no nosso organismo. Sabemos que cada alimento apresenta diferentes características e impactos, em diferentes pessoas e que, por vezes, podemos potenciar o efeito terapêutico de um alimento quando o conjugamos com outro, como é o caso por exemplo, do trio imunitário gengibre + curcuma + pimenta preta.

Acreditamos ainda na alimentação como prevenção de doenças e patologias e não apenas como tratamento. Já pensou quantas vezes sofre de dores de cabeça, insónias, fadiga mental e física, dores de barriga e inchaço? Alguma vez considerou a opção de que pode estar relacionado com algum alimento que come e que pode estar na base desse desconforto constante?

Assim, apesar de existirem diferentes recomendações consoante cada pessoa, temos algumas dicas que são transversais a todas as pessoas e que pode já começar a seguir, antes de consultar uma Nutricionista Funcional:

  • Beber cerca de 1,5L a 2L de água por dia; 
  • Evitar alimentos que venham em pacotes; 
  • Dar primazia a ingredientes naturais; 
  • Se sente algum desconforto, começar a registar o que comeu nesses dias e avaliar posteriormente em consulta; 
  • Nesta altura em que o reforço imunitário é fundamental recomendamos também que enriqueça a sua alimentação com alimentos com acções anti-inflamatórias como: gengibre, chás/infusões, curcuma + pimenta preta, cacau.

Para o ajudar neste último ponto, sugiro uma receita cheia de ingredientes simples e ideais para o sistema imunitário, fácil e rápida de fazer:

Muffins de Aveia

Ingredientes:
3 ovos
1/2 chávena de água
3 colheres de sopa de azeite
1 1/2 chávena de farinha de aveia
1 colher de sobremesa de de curcuma + gengibre + pimenta preta
1 colher de café de sal
2 chávenas de folha de espinafres picados
1 colher de sopa de vinagre de maçã ou limão
1 colher de sopa de fermento

Modo de preparação:
1. Bata os ovos, azeite e água.
2. Adicione a aveia, sal, gengibre, pimenta preta e curcuma e mexa até que a massa fique sem grumos.
3. Pique as folhas de espinafre e misture na massa.
4. Finalize adicionando o vinagre de maçã ou limão e o fermento.
5. Coloque em formas de cupcake e leve a assar no forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos.

Sugerir correcção