Universidade de Salamanca mostra colchas em Bordado de Castelo Branco

Actualmente, as colchas afirmam-se como expressão máxima da arte popular na região e no país, e o município pretende que o seja, cada vez mais, no mundo.

Foto
DR

A Universidade de Salamanca, em Espanha, tem patente ao público, até 28 de Fevereiro de 2021, uma exposição de colchas em Bordado de Castelo Branco, foi anunciado nesta quarta-feira.

“Castelo Branco é um concelho repleto de história e tradições que sobreviveram ao longo dos séculos e que nos orgulhamos em promover. É, por isso, uma honra ter parte do nosso património exposto em Salamanca”, refere, em comunicado, o presidente da Câmara de Castelo Branco, José Augusto Alves.

Na exposição “Pontos.pt” é possível ver peças antigas, históricas e exemplares dos séculos XVII e XVIII, mas também peças bordadas mais modernas, consolidadas do novo fabrico de colchas, relançado entre 1939 e 1940.

“São desenhos bordados com fio de seda natural e existem desde amostra do séc. XVI. Eram presença obrigatória nos enxovais das noivas das regiões raianas”, lê-se na nota.

As colchas de Bordado de Castelo Branco são consideradas peças únicas pela originalidade da sua expressão artística. Os motivos têm uma estética que corresponde a uma gramática visual própria. A intensidade das cores e a luz é conferida pelos fios de seda, bordados sobre a base de linho artesanal cru.

Actualmente, afirmam-se como expressão máxima da arte popular na região e no país, e o município de Castelo Branco pretende que o seja, cada vez mais, no mundo.

O Bordado de Castelo Branco está certificado desde 2018, depois de, dois anos antes, a Comissão para a Certificação de Produções Artesanais Tradicionais ter dado parecer favorável ao pedido de registo de produção tradicional do bordado, no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas.

Sugerir correcção