Olhares do Mediterrâneo volta a olhar para as mulheres no cinema

O festival de cinema Olhares do Mediterrâneo mostra 50 filmes no final de Novembro e traz uma novidade: o projecto Awareness and Empowerment, que consiste na criação de uma rede de festivais de cinema e de formação para as questões da participação das mulheres na indústria cinematográfica.

Foto
Um dos planos no filme "God exists, her name is Petrunya", de Teona Strugar Mitevska DR

Além das sessões online, o festival de cinema no feminino Olhares do Mediterrâneo lançará um projecto educativo, transfronteiriço, sobre o trabalho das mulheres no cinema.

Nesta sétima edição, que começa a 23 de Novembro, haverá mais de 50 filmes, escolhidos entre 400 submetidos. “Com histórias que vão desde a Polónia à Coreia do Sul, da Libéria ao Afeganistão, passando por locais virtuais e imaginários”, lê-se no programa oficialque alarga os limites geográficos e temáticos para lá da linha do Mediterrâneo.

Por causa da covid-19, a programação estará dividida entre sessões em sala, no cinema São Jorge, em Lisboa, e projecção online, na plataforma Filmin Portugal.

A abertura será por conta do filme God exists, her name is Petrunya, de Teona Strugar Mitevska, e o encerramento terá La hija de un ladrón, da realizadora espanhola Belén Funes. Os dois filmes ficam de fora da competição oficial.

Da restante programação, haverá oito curtas-metragens de produção ou co-produção portuguesa, como Cellfie, de Débora Mendes, Being Uncanny, de Filipa Alves e Maria Barbosa, e Teus braços, minhas ondas, de Débora Gonçalves.

Destaque ainda, por exemplo, para o documentário The Bush School, que será apresentado com a presença da realizadora, Emanuela Zuccalà, e que dá voz a três activistas liberianas contra a mutilação genital feminina, que é legal na Libéria.

A realizadora Benedetta Argentieri também apresentará no festival o filme I am the revolution, que conta a história de três mulheres que lutam pela igualdade de género no Médio Oriente.

Este ano, lançarão o projecto Awareness and Empowerment, em parceria com outros países, e que consiste na criação de uma rede de festivais de cinema e formação de professores e alunos para as questões da participação das mulheres na indústria cinematográfica.

“Durante uma intensa semana de filmes, mesas redondas, masterclasses e workshops, partilharemos experiências sobre como promover o trabalho das mulheres na indústria cinematográfica e debateremos a opção de promover alterações sociais através dos filmes e festivais de cinema”, afirmam as directoras no programa.

O projecto conta com financiamento da fundação Anna Lindh e envolverá parceiros de Espanha, França, Itália, Líbano, Marrocos, Palestina e Turquia. Estão previstos debates e seminários no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, de partilha de experiências entre mulheres que trabalham em cinema, sobre igualdade de género e oportunidades de trabalho.

O festival Olhares do Mediterrâneo, que terminará a 29, é uma iniciativa do grupo Olhares do Mediterrâneo e do Centro em Rede de Investigação em Antropologia, e é dirigido por Antónia Pedroso de Lima, Sara David Lopes e Silvia di Marco.

Sugerir correcção