Tornar um grifo uma sentinela não é quando queremos, é quando ele quer

O programa Sentinelas, da associação portuguesa Palombar em cooperação com a Universidade de Oviedo, em Espanha, já colocou um emissor GPS em 12 grifos que se movimentam em território nacional. O projecto pretende ajudar a combater o uso ilegal de venenos, mas acaba por fornecer outra informação importante.

Foto

A espera já dura há algumas horas quando o sol, finalmente, consegue romper por completo a força das nuvens que pontuam o céu de Montesinho, e José Luís Rosa, técnico do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), vê nesta mudança um bom sinal. “Agora está mais quente e bom para voar, não tarda, eles vão chegar”. Eles são os grifos (Gyps fulvus) que uma equipa de elementos da Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural e da Universidade de Oviedo (Espanha), acompanhados pelo homem do ICNF, pretendem marcar durante este dia e no que se segue, para que eles passem a fazer parte do projecto Sentinelas. Mas, nesta sexta-feira, o bom augúrio do sol acabaria por ser vencido por uma autocaravana francesa. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção