Precisamos mesmo de um Museu Nacional da Fotografia?

Ministério da Cultura quer criar um museu e anda à procura de um novo modelo de gestão para o património fotográfico. Especialistas temem projecto faraónico que não seja capaz de resolver os problemas. E pedem que, antes de qualquer outra coisa, se gira melhor o que já existe.

Foto
Fotografia de Jorge Silva Araújo que faz parte da mais recente doação ao Museu do Chiado Arquivo de Documentação Fotográfica/DGPC/Museu Nacional de Arte Contemporânea

Foi em Janeiro, no Portugal pré-pandemia – no mundo pré-pandemia – que a Colecção Nacional de Fotografia voltou a estar em foco, desta vez pelas piores razões. Falava-se, então, de mais de 100 obras desaparecidas do acervo de arte do Estado, a chamada Colecção SEC, entre elas pelo menos 18 fotografias do conjunto reunido por Jorge Calado no final da década de 1980, a pedido de Teresa Gouveia, numa altura em que esta secretária de Estado da Cultura mencionava já a necessidade de criar um Museu Nacional da Fotografia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção