Comboio abalroa carro. Linha do Norte já foi reaberta à circulação

Abalroamento ocorreu em Fornos, Coimbra, e provocou ferimentos ligeiros no condutor da viatura, que terá tentado contornar a barreira. Linha esteve fechada durante três horas.

Foto
Alerta para o acidente em Coimbra foi dado às 8h12 Adriano Miranda / PUBLICO

A linha ferroviária do Norte foi reaberta à circulação “nos dois sentidos e sem restrições”, informou a Infra-estruturas de Portugal (IP), após um comboio de mercadorias abalroar uma viatura ligeira este sábado de manhã, na zona de Fornos, Coimbra.

“A linha ferroviária do Norte foi totalmente reaberta à circulação nos dois sentidos e sem qualquer restrição, às 11h12”, informou à agência Lusa a Infraestruturas de Portugal (IP).

A linha do Norte esteve cortada nos dois sentidos, a partir das 8h12, entre as estações Coimbra B e Souselas, na zona de Fornos, freguesia de Trouxemil e Torre de Vilela, concelho e distrito de Coimbra, após um comboio de mercadorias ter abalroado uma viatura ligeira de passageiros.

“O incidente ocorreu na passagem de nível (PN) ao quilómetro 223,100, uma PN automática em perfeitas condições de funcionamento, quando a viatura terá, aparentemente, tentado contornar as barreiras”, explica um comunicado da IP.

Segundo a nota de imprensa, a circulação começou por ser feita, “com restrições de velocidade à passagem pelo local,” pelas 10h, no sentido norte-sul”, enquanto os trabalhos de remoção da viatura, que “chegou a ocupar as duas vias de circulação,” era feito e agora está reaberta na totalidade.

Inicialmente, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) tinha dito à agência Lusa que a linha do Norte tinha estado cortada apenas no sentido Sul-Norte.

Segundo a mesma fonte, o “abalroamento de uma viatura ligeira de passageiras por um comboio de mercadorias provocou um ferido ligeiro, o condutor da viatura, que foi transportado para os Hospitais de Coimbra”.

De acordo com o CDOS, o alerta foi dado às 08h12 e, no local, estiveram 27 operacionais apoiados por 10 viaturas.

Sugerir correcção