“António Variações era cor num Portugal cinzento” — e este livro mostra-o

Helena Soares
Fotogaleria
Helena Soares

Da "aventura dos sentidos" visuais surgiu uma biografia ilustrada de António Variações, lançada em Setembro pela Suma de Letras. São 152 páginas de um livro que conta a história de António Joaquim Rodrigues Ribeiro, um homem da aldeia que partiu para Lisboa em busca de um sonho. "Variações fez-se sozinho", deu e recebeu, e marcou Portugal no início dos anos 80, escreve a editora, num comunicado enviado ao P3. Foram 39 anos da vida de um homem sonhador, "exuberante e colorido" que, agora, ficam eternizados nas palavras de Bruno Horta e nas ilustrações de Helena Soares. 

"António Variações era cor num Portugal cinzento", afirma a ilustradora ao P3. Assim, partindo desta premissa, Helena Soares decidiu dividir a narrativa visual em três fases, como se repara ao "folhear" esta fotogaleria: uma primeira marcada por tons pastel que retrata a aldeia e as origens; uma segunda que, através de cores escuras, assinala o ponto de viragem na vida do cantor; e uma terceira, em vibrantes tons de rosa, azul e amarelo, como reflexo da cultura pop da época e da carreira de António Variações. 

Foi de música em música que se construiu a narrativa sobre o artista português. Estou Além é a canção que marca o primeiro capítulo deste livro. A pedido da editora, o jornalista Bruno Horta procurou escrever um texto baseado nas cantigas de António Variações, até porque tanto o autor como a ilustradora entendem as letras do artista como autobiográficas.

A história do artista português não foi uma novidade para Bruno Horta, que ao longo da sua carreira tem escrito artigos sobre o ícone da música portuguesa, o que lhe permitiu conhecer familiares e amigos do artista. Questionado quanto ao que António Variações, uma biografia traz de novo, o autor explica que é o facto de esta ser "uma interpretação dos factos e da história do Variações". O livro surge, para os criadores, como uma canção, onde Bruno escreveu a letra e Helena a melodia. 

A escrita informativa de Bruno, vista pelo mesmo como "defeito de profissão", é complementada pelas "ilustrações emotivas" da ilustradora, aponta o jornalista. Esta segunda camada "é mais do que um embrulho, é um conteúdo que corre em paralelo e engrandece o texto", explica.

Ao longo do livro, que já está à venda nas livrarias de todo o país, símbolos como a tesoura, as estrelas e as flores vão sendo transversais às diversas etapas retratadas. Helena Soares justifica esta escolha como "um reflexo do Variações": "As estrelas representam o sonho, a tesoura simboliza a profissão e as flores a nostalgia das origens e do passado." Já conhecedora do trabalho do cantor, Helena reconhece que com este projecto descobriu uma nova versão. "Conhecia-o mais como artista e agora conheço-o mais como homem", conclui.

Texto editado por Amanda Ribeiro

Helena Soares
Helena Soares
Helena Soares
Helena Soares
Helena Soares,Helena Soares
Helena Soares
Helena Soares
Helena Soares
Helena Soares