Uma lista de filmes para um Halloween de 2020 (ainda) mais assustador

Terror psicológico, horror, brutalidade, mistério e uma sugestão saída de uma chamada de Skype: 2020 não pode ficar mais assustador. Ou pode?

Foto

O Massacre no Texas (The Texas Chain Saw Massacre, 1974)

É o massacre original — e ninguém parece escapar ileso à motosserra de Leatherface. O filme realizado por Tobe Hooper (Poltergeist - O Fenómeno) é um clássico. Vais pensar duas vezes antes de voltares a parar numa bomba de gasolina no meio do nada, na próxima viagem com os teus amigos.

Ver: se fores fã de clássicos e a brutalidade, gritos e muito sangue forem o teu tipo de horror.

Foto

Nós (Us, 2019)

“Está uma família à entrada de nossa casa” é a frase que estraga as férias relaxadas da família Wilson na praia. Jordan Peele, que se estreou na realização com Foge (Get Out), outra filme obrigatório, explora o privilégio e um medo bem real: o medo do outro.

Foto

Ver: se és fã de metáforas (e de Lupita Nyong'oe percebes como a realidade pode facilmente ser transformada num filme de horror.

O Ritual (Midsommar, 2019)

Não é comum um filme de terror passar-se (quase) sempre à luz do dia, com cores claras e muitas flores. Mas foi esse um dos objectivos de Ari Aster, o mesmo realizador do também assustador Hereditário (Hereditary), a levar ao extremo uma celebração ligeiramente inspirada numa tradição pagã sueca. 

Ver: se gostas de filmes que te deixem desconfortável e ligeiramente ansioso. 

Canino (Kynodontas, 2010)

Um dos filmes mais absurdos do realizador Yorgos Lanthimos, Canino mostra a revolta de três adolescentes confinados em casa, com medo de uma criatura mortífera. Nenhuma família é igual a outra — lembra-te disto quando tudo começar a ficar muito (mas muito) bizarro. 

Foto

Ver: se és o amigo que “só gosta de filmes estranhos”.

Às Cegas (Bird Box, 2018)

Uma mulher (Sandra Bullock) tenta atravessar um rio e uma floresta, com duas crianças, até chegar a um porto seguro. Todos estão vendados e não podem, a nenhum custo, ver o que os rodeia. 

Ver: se gostas de thrillers pós-apocalípticos. 

A Bruxa (The Witch, 2015)

Uma adolescente é acusada de bruxaria quando uma criança desaparece e tudo corre mal para uma família de agricultores ingleses que abandona uma plantação colonial para trabalhar num terreno próximo de uma floresta assombrada.

Ver: se acreditas em magia negra e bruxarias. 

O Senhor ​Babadook (The Babadook, 2014)

Uma mulher viúva e o filho com medo de monstros tentam navegar pelo luto. Até que a descoberta de livro infantil chamado Mister Babadook torna tudo demasiado real. 

Foto

Ver: se qualquer barulho te faz pensar que a tua casa está assombrada.

A Platforma (El hoyo, 2019)

​Quando a plataforma pára, os prisioneiros têm segundos para comerem tudo o que conseguirem antes de o banquete descer mais um nível, cada vez mais vazio. Numa experiência social pouco ética, tenta-se perceber do que é que o ser humano é realmente capaz de fazer para desafiar um sistema que serve muito poucos. 

Ver: se acreditas numa sociedade mais solidária.

Mártires (Martyrs, 2008)

Lucie, uma sobrevivente de abusos infantis, tenta vingar-se das pessoas que a torturam. Se uns só se concentram no exagero de sangue e violência, para outros a produção franco-canadiana ainda é um dos melhores filmes de horror — mesmo que seja difícil conseguir não desviar o olhar.

Ver: se gostas de filmes que dividem audiências e banhos de sangue não te demovem.

The Eye: A Herança (Gin gwai, 2002)

Um transplante de córnea deixa uma mulher a ver até o que os outros não conseguem.

Ver: se achas que nesta lista já faltavam fantasmas há muito tempo.

O Lago Perfeito (Eden Lake, 2008)

O fim-de-semana de um casal que vai acampar torna-se numa luta pela sobrevivência. Os inimigos? Adolescentes.

Ver: se adolescentes com música alta são o teu pior pesadelo. 

Cam (2018)

Alice trabalha como camgirl, sob o pseudónimo de Lola_Lola. Cada performance online é uma tentativa de subir no ranking do site para conseguir mais dinheiro — até que as suas passwords são roubadas e começa a ver a sua personagem online a fazer espectáculos ao vivo. Sozinha.

Ver: se gostas de thrillers psicológicos.

Desprotegido (Unfriended2014)

Um utilizador desconhecido invade um reencontro de amigos por Skype e começa a fazer perguntas sobre episódios de cyberbulling que tiveram um final trágico.

Ver: se não tiveres uma chamada por Zoom agendada para os próximos tempos.

Sugerir correcção