Quer poupar na conta da luz? A solução está à distância de um clique

Em 2020, ano em que o confinamento foi uma das palavras na ordem do dia, os consumos energéticos dispararam para muitas famílias. No Dia Mundial da Poupança, que se celebra hoje (31 de Outubro), vamos dizer-lhe como pode então poupar na factura da luz e do gás. Basta um clique, sabia?

Foto
Unsplash

Entre recolher encomendas e folhetos de publicidade, ir ao correio significa, muitas vezes, dar de caras com as tais cartas das despesas do mês, a juntar aos habituais custos mensais inerentes à nossa vivência. Não está certamente entre as tarefas preferidas, essa de pagar as despesas de consumo energético, seja a água, a electricidade ou o gás natural. Mas já pensou que pode, efectivamente, fazer alguma coisa para minimizar esses gastos? E ao mesmo tempo optar por um consumo mais sustentável e em conformidade com a necessidade de reduzir a pegada ambiental que todos deixamos no planeta?

Num ano em tudo atípico, em que passamos boa parte dos dias em casa, vale a pena olhar com outros olhos para as opções que existem no mercado livre de energia. É que mudar nunca foi tão fácil. Neste Dia Mundial da Poupança vamos dizer-lhe como pode mudar e quanto vai poupar. 

Poupar é para todos, em qualquer mês do ano

A verdade é que há soluções mais económicas do que outras, dentro da oferta actual de comercializadores energéticos em Portugal. Embora muitos não saibam, mudar de comercializador de energia, a qualquer momento, é um direito dos consumidores desde que o mercado livre da energia em Portugal teve início, em 2006.​

Aliás, segundo a ERSE, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, este é um processo que não pressupõe custos ou encargos associados, é rápido e simples, e pode ser repetido quantas vezes quisermos.

Entre os comercializadores mais descomplicados e apelativos do ponto de vista económico está a Goldenergy, que oferece soluções à medida, e que representam uma significativa redução de custos e garantia de eficiência energética. No fim do mês, toda a gente fica a ganhar.

Económico, fácil e sustentável

Antes de iniciar qualquer processo de mudança de operador energético, é importante perceber qual é o seu consumo energético aproximado e que tipo de oferta faz mais sentido (tarifas, ciclos, horários, serviços, entre outros). A Goldenergy permite que, através de um simulador online, compare ofertas e formalize um contrato. Factores a considerar? O preço, a variedade de tarifas e serviços, a facturação, os métodos e as condições de pagamento, mas também outros não menos fundamentais em 2020 como a sustentabilidade da energia ou a qualidade do atendimento ao cliente. Todos gostamos de um bom serviço, certo?​

Hoje em dia, e por estarmos mais conscientes da pegada ecológica que deixamos no planeta, deixou de fazer sentido contratar serviços de energia que não são amigos do ambiente. Além disso, há comercializadores de energia 100% verde, e que traçam um compromisso com a sustentabilidade a longo-prazo. É o caso da Goldenergy.

Além disso, esta comercializadora facilita todo processo sem obrigar a uma fidelização, sem custos associados, e oferece ainda descontos em adesão online e em serviços de assistência técnica ao cliente. No fim de contas, a Goldenergy tem a capacidade de apresentar o preço mais baixo em todas as simulações.

Saiba como pode começar a poupança já este mês, em apenas quatro passos, simples e rápidos.

4 passos para mudar de comercializador de energia

1. SIMULE. Entre no site da Goldenergy, e clique directamente em aderir ou opte por simular primeiro. Se optar por simular, pode fazê-lo mesmo que não tenha a última factura à mão. Escolha uma das opções. Indique em que energia deseja poupar (Gás natural, electricidade, ou gás natural + electricidade). Se responder poupar em gás natural e em electricidade, responda agora a perguntas sobre o consumo, como quantas pessoas vivem na casa, quantos electrodomésticos possui ou onde se localiza a sua casa.

2. ADIRA. Com base nesta simulação, o site da Goldenergy diz-lhe quanto irá pagar mensalmente, e quanto poderá poupar num ano – sabe que poupar até 100€ por ano? Basta agora ligar para o 800 500 292, ou aderir online para celebrar o novo contrato. O tempo que dispensará? Em média são 10 minutos.

3. AGUARDE. A Goldenergy irá solicitar a alteração do serviço, que cos​tuma demorar entre 5 a 7 dias úteis.

4. POUPE. Enquanto se acertam os pormenores finais, num abrir e fechar de olhos a Goldenergy finaliza o processo, e basta apenas tratar dos acertos com a antiga comercializadora. Depois, está na hora de começar a poupar a sério!