Djokovic eliminado sem remorsos em Viena

Sérvio foi surpreendido pelo italiano Lorenzo Sonego. Pedro Sousa vai estrear-se num Masters 1000.

Foto
LUSA/CHRISTIAN BRUNA

Chegou a Viena com um registo de sete encontros ganhos este ano e derrotas nos 11 últimos duelos com adversários do top 100 em hardcourts. No domingo, perdeu na última ronda do qualifying, mas acabou por ser repescado para o quadro principal do Erste Bank Open. Nesta sexta-feira, Lorenzo Sonego assinou a melhor exibição de sempre para eliminar Novak Djokovic e com os estrondosos parciais de 6-2, 6-1. Esta foi somente a segunda vez que Djokovic ganhou menos de quatro jogos num encontro em toda a carreira.

“Claro que é a melhor vitória da minha vida. Joguei tão, tão bem”, confessou Sonego, o primeiro lucky loser a derrotar Djokovic. O italiano de 25 anos e actual 42.º no ranking mundial já tinha deixado pelo caminho Dusan Lajovic (26.º) e Hubert Hurkacz (31.º) sem ceder qualquer set.

Pela primeira vez nos quartos-de-final de um torneio da categoria Masters 1000 e sem nada a perder, Sonego colocou em campo um ténis muito agressivo que surpreendeu o sérvio. Mas Djokovic também não estava muito interessado em dar o seu máximo. E ao fim de 68 minutos, com um total de 25 erros não forçados e apenas sete winners, abandonou o court, pouco preocupado com o desfecho.

Mais importante para Djokovic foi ter confirmado durante a semana que vai terminar 2020 no primeiro lugar do ranking, pelo sexto ano consecutivo. “Vim aqui com a intenção de tentar ganhar mais pontos e assegurar o primeiro lugar no final do ano. Consegui isso e passo à frente. Estou contente, satisfeito, saudável e espero terminar forte em Londres”, disse o sérvio que só volta a competir nas ATP Finals, a partir de 15 de Novembro.

Superior nas estatísticas (26 winners, 12 erros), Sonego vai defrontar nas meias-finais deste ATP 500 o britânico Dan Evans (33.º), que afastou Grigor Dimitrov (20.º), por 7-6 (7/3), 4-6 e 6-3. Na outra meia-final, Andrey Rublev (8.º) – que venceu Dominic Thiem (3.º), por 7-6 (7/5), 6-2 – joga com Kevin Anderson (111.º).

Entretanto, Pedro Sousa (110.º) vai estrear-se em torneios Masters 1000, defrontando o italiano Stefano Travaglia (73.º) na primeira de duas rondas do qualifying.

Sugerir correcção