Rishi Sunak: o ministro que ninguém conhecia já é apontado ao lugar de Boris Johnson

Entrou na política em 2015, chegou a ministro das Finanças há sete meses e é hoje o membro mais popular do Governo britânico. Comunicação, apresentação e perfil explicam ascensão meteórica e colocam Sunak na linha de sucessão do primeiro-ministro.

partido-conservador,boris-johnson,financas,mundo,reino-unido,europa,
Fotogaleria
Rishi Sunak chegou ao Governo pela mão e Boris Johnson e foi rapidamente promovido Leon Neal/Pool via REUTERS, Leon Neal/Pool via REUTERS
partido-conservador,boris-johnson,financas,mundo,reino-unido,europa,
Fotogaleria
Filho de pais indianos, Sunak agrada ao eleitorado jovem e liberal Reuters/JOHN SIBLEY
,Chanceler
Fotogaleria
Sunak (à esquerda) substituiu Javid em Fevereiro deste ano Reuters/TOBY MELVILLE

No dia 13 de Fevereiro deste ano, Boris Johnson tinha um plano: manter no Governo britânico o núcleo duro dos ministros conservadores que o ajudaram a vencer as legislativas de Dezembro de 2019 e a oficializar o divórcio entre Reino Unido e União Europeia, duas semanas antes. Um a um, os principais nomes do sucesso eleitoral e político tory entraram e saíram do n.º 10 de Downing Street nesse dia, hoje longínquo, para conhecerem os planos do primeiro-ministro e serem reconduzidos nos respectivos cargos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários