Constantino Sakellarides sobre movimentos antimáscaras: “Devemos apelar à inteligência e não à obediência”

O antigo director-geral da Saúde considera que o alinhamento político e social atingido na primeira vaga da pandemia se esgotou, defendendo políticas de sensibilização de fundo para facilitar compreensão e cumprimento das medidas.

Foto
Constantino Sakellarides foi director-geral da Saúde na década de 90 LM - miguel Manso - publico

O antigo director-geral da Saúde e professor jubilado da Escola Nacional de Saúde Pública Constantino Sakellarides falou em entrevista ao PÚBLICO sobre a evolução da pandemia de covid-19 em Portugal. O país tem registado sucessivos recordes no número de novos casos, com a ministra da Saúde a admitir que as próximas semanas serão difíceis e porão pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS). O especialista em saúde pública, que chegou a ser consultor do antigo ministro Adalberto Campos Fernandes, faz um balanço dos últimos meses.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção