O primeiro eléctrico do grupo Toyota chega em forma de SUV

O Lexus UX 300e só chega no início de 2021, mas as vendas arrancam já no fim do mês. O primeiro elétrico do braço de luxo da Toyota reclama uma autonomia de 315 quilómetros.

lexus,automovel,toyota,automoveis,fugas,motores,
Fotogaleria
lexus,automovel,toyota,automoveis,fugas,motores,
Fotogaleria
lexus,automovel,toyota,automoveis,fugas,motores,
Fotogaleria
lexus,automovel,toyota,automoveis,fugas,motores,
Fotogaleria
,Veículo utilitário esportivo
Fotogaleria
Carro
Fotogaleria
,Veículo utilitário esportivo
Fotogaleria
,Lexus UX
Fotogaleria
,Honda Civic Type R
Fotogaleria

Foi pioneiro nos sistemas electrificados e um dos primeiros a banir os motores Diesel das suas novas gamas. Mas, até agora, o grupo Toyota parecia resistir, até teimosamente, a enveredar por um caminho 100% eléctrico, preferindo colocar todas as suas fichas no jogo dos híbridos — o que, em Portugal, o tem deixado fragilizado face a uma política de incentivos fiscais que privilegia os automóveis de ligar à corrente.

Mas isso faz parte do passado: as vendas do primeiro eléctrico do grupo, sob o emblema da Lexus, arrancam no fim do mês de Outubro, com as primeiras entregas previstas para o início de 2021. Haverá três níveis de equipamento — Executive, Premium e Luxury —, todos com tracção dianteira, a partir de 52.500 euros, ainda que a comunicação da marca opte por avançar com o preço sem IVA, que pode ser deduzido: 42.683 euros.

O lançamento deste Lexus UX 300e é o primeiro passo daquilo que a marca identifica como uma “mudança quântica” para uma política que, além de carros totalmente eléctricos como este (haverá ainda outro modelo BEV, mas ainda não foi revelado qual), inclui o desenvolvimento de HEV (híbridos), PHEV (híbridos plug-in) e FCEV (eléctricos a pilha de combustível, como o Mirai da Toyota).

Eléctrico e divertido

O UX 300e apresenta-se como uma mão-cheia de soluções: cabe na categoria dos SUV, o que lhe confere uma posição de destaque entre os automóveis da moda; é compacto, uma mais-valia para o cliente europeu (note-se que o UX, lançado no ano passado, depressa se tornou no modelo Lexus mais vendido no Velho Continente); e eléctrico, capaz de percorrer 315 quilómetros, segundo medições realistas do ciclo WLTP.

Além disso, não deixa de incluir todo o requinte pelo qual a marca premium é conhecida (a Lexus sublinha a qualidade artesanal, a qualidade de construção e o conforto do carro), acrescentando sensações de condução raras entre os eléctricos. Para tal, a Lexus, que se valeu de uma versão adaptada da plataforma Toyota TNGA GA-C, trabalhou uma série de suportes adicionais para o chassis e redesenhou o sistema de suspensão com vista a suportar o peso extra do sistema eléctrico. Tudo para cumprir a lista de “itens obrigatórios” do engenheiro-chefe Takashi Watanabe, onde se lia “diversão” e “prazer de condução”.

Esse trabalho é notório quando se lança o automóvel às feras, isto é, quando nos desafiam a brincar por um slalom, ao longo do qual o veículo nem pestaneja. Também nas acelerações não desaponta: quer em modo Normal ou Eco, quer no mais expedito modo Sport. Medições oficiais dizem que o Lexus UX 300e acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, o suficiente para sentirmos as costas a encontrarem apoio no assento. No entanto, a velocidade máxima é bastante comedida para um automóvel de 204cv: 160 km/h (mas, num carro eléctrico, não faria sentido outra coisa).

Silencioso q.b.

Dentro do habitáculo, nota-se rapidamente que o espaço, comparativamente à versão híbrida, não foi beliscado. Mantém-se a distância entre eixos de 2640mm, tendo a bateria de iões de lítio, com uma capacidade de 54,3 kWh (e que chega com uma garantia de dez anos ou de um milhão de quilómetros), sido arrumada sob o piso do habitáculo, e a mala até é mais generosa do que a do irmão 250h: o 300e arruma uns muito razoáveis 367 litros.

Entre todas as voltas e reviravoltas que fazemos dentro do perímetro da Base Aérea N.º 6, no Samouco, concelho de Alcochete, o silêncio impera. Ou quase. Explique-se: tudo no carro foi trabalhado para que a ausência de ruído fosse excepcional. Foram adoptados pneus específicos para BEV e trabalhados os revestimentos dos arcos das rodas com vista a minimizar o ruído causado por pedras, areia ou água que saltem da estrada, por exemplo. Excepto quando accionado o Controlo Activo do Som (ASC). Criado em colaboração com um compositor profissional, o ASC cria um som de automóvel 100% eléctrico e sensível à aceleração que é emitido pelo altifalante central. O ASC está ligado por defeito, mas pode ser desligado com o simples toque num botão. 

Há ainda outro som, o do Aviso Acústico de Aproximação do Veículo (AVAS, na sigla original), que, a baixas velocidades, se ouve no exterior e que já obedece à nova obrigatoriedade para homologação europeia, com vista a proteger peões e ciclistas. Afinal, o silêncio nem sempre é de ouro, sobretudo na estrada.

Sugerir correcção