Nakagami faz história em Teruel, Oliveira parte da 8.ª posição

Japonês da Honda coloca o país no topo da grelha de MotoGP, 16 anos depois.

Foto
Nakagami bateu toda a concorrência na qualificação, em Teruel LUSA/Javier Cebollada

Takaaki Nakagami (Honda) tornou-se neste sábado no primeiro piloto japonês, em 16 anos, a arrecadar a pole position em MotoGP, depois de ter sido o mais rápido a rodar na qualificação para o Grande Prémio de Teruel, em Espanha.

Dois dias depois de ter assinado um novo contrato com a Honda, Nakagami (que fez a melhor volta em 1m46,882s) sucede ao compatriota Makoto Tamada, que tinha sido o último nipónico a chegar à pole, em 2004.

Franco Morbidelli (Yamaha) parte da segunda posição para a 11.ª corrida da temporada, enquanto Alex Rins (Suzuki) completa a primeira linha da grelha - pelo contrário, o companheiro de equipa do espanhol, Joan Mir, sairá da 12.ª posição.

Miguel Oliveira (Tech3 KTM) conseguiu o oitavo melhor tempo, ao rodar a 0,627s de Nakagami, enquanto o colega de equipa do português, Iker Lekuona, terminou na 11.ª posição.

O piloto de Almada garantiu logo a presença na segunda fase da qualificação, a Q2, ao realizar o oitavo melhor tempo da terceira sessão de treinos livres, de manhã, repetindo o resultado à tarde.

Com este oitavo lugar, Miguel Oliveira igualou o segundo melhor resultado da temporada, em qualificações, saindo da mesma posição que partiu para o GP da Estíria, que acabou por vencer.

“Estou contente com a qualificação. Senti-me mais competitivo do que no fim-de-semana anterior”, reagiu o piloto de Almada, explicando que conseguiu “tirar o máximo partido” de ter ido à directamente para a segunda fase da qualificação.

Sugerir correcção