Hambúrguer vegetariano mantém-se como hambúrguer, mas alternativas a lacticínios precisam de novos nomes

Parlamento Europeu aprovou esta sexta-feira proposta que proíbe designações como “alternativa 100% vegetal ao iogurte” ou “alternativa vegetal ao queijo”. Associação Vegetariana Portuguesa diz que medida é “supérflua” e prejudica empresas e consumidores. Proposta ainda pode ser alterada pelo Conselho da União Europeia.

Foto
Apoiantes da proposta de emenda dizem que produtos vegetarianos com nomes de produtos com carne confundem consumidores Nelson Garrido

Há diferenças óbvias entre produtos animais e produtos vegetarianos, mas o debate sobre se um hambúrguer vegetariano é mesmo um hambúrguer tem-se pronunciado entre quem come carne e quem decidiu tornar-se vegetariano, com os produtos à base vegetal a tornarem-se cada vez mais populares. Na manhã desta sexta-feira, 23 de Outubro, o Parlamento Europeu pôs o assunto em cima da mesa.

A proposta de emenda de uma das disposições do regulamento da Política Agrícola Comum (PAC) que procurava substituir nomes de produtos como “hambúrgueres vegetarianos” e “salsichas vegetarianas” foi chumbada.

No entanto, outra proposta sobre produtos que substituem lacticínios, como “estilo iogurte”, “alternativa ao queijo” e “substituto da manteiga”, foi aprovada, o que significa que estes produtos podem ter de deixar de usar esses termos em embalagens, rótulos e menus de restaurante, precisando de ser denominados como alternativas completamente distintas dos produtos com origem animal.

Ao P3, a Associação Vegetariana Portuguesa (AVP) disse que tem contactado as empresas portuguesas que comercializam produtos vegetarianos e considera que esta alteração “tem um impacto muito negativo nas empresas e nos consumidores”.

“As empresas têm uma série de produtos que têm de ser alterados, tanto na sua rotulagem como também todo em todo o marketing que é feito. Os produtos já eram suficientemente claros porque, sempre que os produtos estavam rotulados como ‘manteigas’ ou ‘queijos’, tinham a indicação de que eram produtos 100% vegetais ou alternativas vegetarianas ao produto convencional. Acabamos por considerar que é uma medida supérflua e uma regulamentação excessiva que prejudica um mercado que está em crescimento significativo”, afirmou Nuno Alvim, presidente da AVP, ao P3.

Há algumas designações que já estão a ser utilizadas, refere Nuno Alvim, como “bebidas vegetais” e “creme vegetal” para substituir “leite” e “natas”, respectivamente. No entanto, as empresas podem vir a ter de se adaptar para substituir designações para manteigas e queijos, já que não podem sequer designar um produto como “manteiga 100% vegetal”.

Caso a proposta sobre hambúrgueres e salsichas vegetarianos tivesse sido aprovada, hambúrgueres vegetarianos poderiam passar a ser “discos” e salsichas “tubos” — assim, argumentam os defensores, o consumidor não seria enganado ou confundido pelos nomes dos produtos de origem vegetal.

Este resultado é visto por Nuno Alvim como uma “vitória”. Antes da votação, uma petição assinada por mais de 150 mil pessoas apelava a que os eurodeputados votassem contra a “burger ban” (como a medida foi chamada pelos grupos vegetarianos) e várias organizações e empresas europeias entregaram aos eurodeputados uma carta aberta com recomendações de voto.

O presidente da AVP também refere que a rejeição desta proposta “reflecte as expectativas dos consumidores europeus”. Segundo um inquérito de 2020 da Organização Europeia de Consumidores, apenas 25% dos inquiridos acreditam que termos como “hambúrguer vegetariano” são confusos ou enganosos.

A votação foi renhida e as propostas de emenda legislativa foram apenas duas num vasto pacote de medidas para a indústria agro-pecuária. Há ainda a possibilidade de as propostas à PAC serem novamente emendadas, já que ainda terão de ser negociadas no Conselho da União Europeia.

Empresas como a Beyond Meat, a Unilever e a IKEA, assim como a Associação Médica Europeia, também se opuseram às propostas, argumentando que designar os produtos vegetarianos como alternativas aos produtos originais, e não com nomes completamente diferentes, ajuda o consumidor a perceber o sabor e a textura desse produto.

Actualizado com o resultado da votação

Sugerir correcção