Portugueses estão a levantar menos dinheiro e a pagar mais com cartão

Dados de Setembro mostram, pela primeira vez, um crescimento homólogo nas operações com cartões. A recuperação face a Abril ascende a cerca de 30 pontos percentuais.

Foto
Miguel Manso

As operações com cartão de pagamento superaram, pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19 em Portugal, os números de 2019. O crescimento foi modesto, de 0,1% em valor e 0,2% em quantidade, mas representam uma subida aproximada de 30 pontos percentuais face a Abril de 2020, “mês em que se registou uma redução sem precedentes na utilização de cartões de pagamento” (de menos 28,8% em valor), anunciou esta sexta-feira o Banco de Portugal (BdP).

Os dados “sugerem uma substituição de levantamentos de numerário por compras com cartão”, destaca o supervisor. Isso é visível no facto do valor dos levantamentos de numerário efectuados por portugueses, em Setembro de 2020, ter ficado 7,1% abaixo do período homólogo, mas o valor acumulado das compras e dos levantamentos nacionais ter crescido 0,3%.

Noutra tendência, que resulta “da conveniência e da segurança”, os novos meios de pagamento, os cartões contactless (por simples aproximação ao terminal de pagamento, sem necessidade de inserir o código) e as compras online continuaram a registar crescimentos expressivos.

Os cartões com contactless representaram 30% das compras com cartão realizadas no país em Setembro, um aumento de 22 pontos percentuais face à média de 2019. E as compras online representaram 9% das compras com cartões, um aumento de 1,5 pontos percentuais face à média de 2019.

Outro dado curioso prende-se com a alteração da estrutura de consumos. Em Setembro, mês em que o país se manteve em situação de contingência, face à pandemia, as compras em supermercados/hipermercados e restantes actividades de retalho e na saúde cresceram 7% e 17%, respectivamente, enquanto sectores como a restauração e alojamento mantém-se em terreno negativo (-14,4% e - 42,7%, respectivamente)”.

Os dados de Setembro mostram que as compras efectuadas por consumidores portugueses em território nacional registaram um crescimento homólogo pelo terceiro mês consecutivo, que ascendeu a 5,2%, mas fruto das restrições à circulação internacional de pessoas, as compras de portugueses no estrangeiro e as compras de estrangeiros em Portugal mantêm-se aquém dos valores de 2019, menos 18,3% e 46%, respectivamente. 

No que se fere ao valor dos levantamentos efectuados por estrangeiros em Portugal, a queda foi de 35,5%, e por portugueses no estrangeiro de 34,7%, registando uma evolução homóloga idêntica à observada nas compras. 

O BdP revela ainda que nas três primeiras semanas de Outubro (até dia 18), as compras efectuadas por consumidores portugueses em território nacional cresceram 4,2% em termos homólogos. Contudo, mantém-se a evolução negativa das compras realizadas por estrangeiros (-50,9%) e dos levantamentos de numerário realizados por portugueses (-6,5%) e por estrangeiros em Portugal (-34,9%).

Sugerir correcção
Comentar