Covid-19: EUA podem ter meio milhão de mortes até Fevereiro de 2021

No pior dos cenários, com relaxamento das medidas, os EUA podem chegar a meio milhão de mortes, mas o uso de máscara por 95% da população pode salvar 130 mil vidas, refere um artigo publicado esta sexta-feira na revista Nature Medicine. Os cientistas também têm projecções para Portugal.

Foto
Mike Blake/Reuters

As previsões da equipa de cientistas do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde (IHME) da Universidade de Washington, nos EUA, já são conhecidas. Desta vez, os cientistas publicam esta sexta-feira um artigo na revista Nature Medicine capaz de assustar os mais cépticos sobre o impacto desta pandemia. Sublinhando o impacto do uso da máscara na evolução da infecção, o artigo alerta que os EUA podem vir a somar meio milhão de mortes por covid-19 em Fevereiro de 2021. No site do IHME encontramos o resultado dos mesmos cálculos com o mesmo modelo matemático, mas para Portugal: neste caso, as projecções sobre as mortes dizem que a 1 de Fevereiro de 2021 podemos ter um total de 24 mil mortes (no pior dos cenários) ou de oito mil (no mais favorável).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção