Tripulação da Estação Espacial Internacional regressa à Terra em segurança

Os três astronautas estiveram seis meses no espaço e foram agora substituídos por outros três tripulantes na estação espacial.

Foto
Regresso de três tripulantes da Estação Espacial Internacioanl ROSCOSMOS/EPA

Um astronauta norte-americano e dois cosmonautas russos da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) regressaram na madrugada desta quinta-feira à Terra, no Cazaquistão, após uma missão de 196 dias no espaço, anunciou a agência espacial russa Roscosmos.

A nave Soiuz MS-16, com o norte-americano Chris Cassidy (NASA) e os russos Anatoli Ivanichine e Ivan Vagner (Roscosmos) a bordo, aterrou a cerca de 150 quilómetros a sudeste da cidade cazaque de Zhezkazgan, às 2h54 TMG (3h54 em Lisboa), de acordo com as imagens difundidas pela agência espacial russa.

Os três tripulantes permaneceram seis meses na ISS, onde ficaram os cosmonautas russos Serguei Rizhikov e Serguei Kud-Sverchkov, bem como a astronauta norte-americana Kathleen Rubins, que dão assim início à 64.ª missão a bordo da plataforma orbital. Na terça-feira, Chris Cassidy entregou o comando da ISS a Serguei ​Rizhikov.

Os tripulantes da Soiuz MS-16 realizaram 3136 órbitas à Terra, de acordo com a agência espacial norte-americana NASA.

Foto
Regresso da Estação Espacial Internacional ROSCOSMOS/EPA

Durante a missão na ISS, os três assistiram à chegada, em finais de Maio, de Bob Benhken e Doug Hurley, a bordo da cápsula Cres Dragon da empresa de transporte aeroespacial SpaceX, do empresário Elon Musk. Benhken e Hurley foram os primeiros astronautas da NASA a serem enviados para a ISS, a partir dos Estados Unidos e a bordo de uma nave e um foguetão de fabrico norte-americano desde o fim do programa do vaivém espacial, em 8 de Julho de 2011.

Os actuais três tripulantes na ISS, Rizhikov, Kud-Sverchkov e Rubins, vão assistir à chegada, prevista para 1 de Novembro, da missão Crew-1 da SpaceX, que transportará os astronautas da NASA Mike Hopkins, Victor Glover, Shannon Walker, e o japonês Soichi Noguchi.

Sugerir correcção