Onze dirigentes do Somos Coimbra abandonam movimento em ruptura com coordenador

O físico e divulgador de Ciência Carlos Fiolhais, o ex-reitor da Universidade de Coimbra Fernando Seabra Santos e o fundador da Critical Software Gonçalo Quadros estiveram na génese do movimento que abnadonam agora.

Foto
José Manuel Silva votou pela integração de listas de partidos evr Enric Vives-Rubio

Onze elementos da comissão política do Somos Coimbra (SC), entre eles os quatro fundadores, anunciaram nesta quarta-feira a saída do movimento independente em ruptura com o coordenador José Manuel Silva, vereador do município.

Em declarações à agência Lusa, Filomena Girão, líder da bancada do movimento na Assembleia Municipal, explicou que na comissão política do SC, constituída por 22 elementos, confrontaram-se duas visões: uma que defende a integração de elementos do movimento “como independentes numa lista de partidos"; e outra que advoga a manutenção do movimento “como independente e extrapartidário”.

As propostas revelaram “uma completa divisão”, com 11 votos para cada uma, tendo o coordenador José Manuel Silva, antigo bastonário da Ordem dos Médicos, exercido o voto de qualidade a favor da integração de elementos do movimento em listas de partidos políticos.

“É uma divergência muito profunda, com metade dos elementos [da comissão política] a manifestarem-se contra e a decidirem, em coerência e por imperativo de consciência, abandonar o movimento”, salientou a advogada.

Para Filomena Girão, Coimbra precisa de um movimento “independente e extrapartidário, que seja forte e uma solução alternativa” aos partidos políticos para o governo do município. “Tenho a forte convicção de que Coimbra precisa de um projecto alternativo”, sublinhou a deputada municipal, que anunciou a renúncia ao cargo na Assembleia Municipal. Segundo a advogada, “embora a eleição seja nominativa é integrada num projecto em que as pessoas votaram”. “No futuro, o que me move é que Coimbra encontre uma solução verdadeiramente independente” para gerir o concelho, acrescentou.

Ana Goulão, Bernardo Albuquerque Nogueira, Carlos Faro, Carlos Fiolhais, Daniela Gonçalves, Fernando Seabra Santos, Filomena Girão, Gonçalo Quadros, Isabel Maia, Manuela Direito e Teresa Direito são os elementos que anunciaram a saída do Somos Coimbra.

Destes 11 elementos, “que se mantêm fiéis aos ideais que estiveram na génese do movimento e que continuam a acreditar que eles ainda são válidos”, encontram-se os quatro fundadores: Carlos Faro, Carlos Fiolhais, Fernando Seabra Santos e Gonçalo Quadros. O SC, que nas autárquicas de 2017 elegeu dois vereadores para a Câmara de Coimbra, nasceu naquele ano como “um movimento de cidadãos independentes, fora do espectro partidário, com o objectivo de dar um futuro de desenvolvimento e modernidade ao concelho de Coimbra”.

Sugerir correcção